top of page
  • Foto do escritorsavebrasil

Resultados do voluntariado 2022

Um ano cheio de novidades e de voluntários e voluntárias muito especiais!

Uma rede de pessoas que dedica, com todo carinho, uma parte do seu tempo em prol da conservação das aves limícolas e de seus habitats no Brasil.💚

Mais uma vez, todo esse esforço coletivo resultou em números incríveis para o ISS Brasil e, em 2022, tivemos um aumento no número espécies de aves limícolas contadas e de listas submetidas no eBird, seguindo o protocolo ISS de observação.

ISS Brasil em números:



As três espécies de aves limícolas mais observadas pelos voluntários e voluntárias no ano de 2022 foram: maçarico-branco (Calidris alba), batuíra-de-bando (Charadrius semipalmatus) e maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla).



Graças a essa galera do bem, tivemos 31 espécies de aves limícolas observadas e um aumento muito expressivo no número de indivíduos contados. Ultrapassamos a marca de 298 mil limícolas residentes e migratórias. Com isso, tivemos um aumento de mais de 50% nas contagens totais em 2022!




Entre os registros, tivemos também números impressionantes de indivíduos contados de cinco espécies ameaçadas de extinção no Brasil, segundo a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.


Estas observações superaram as contagens de 2021 de três, das cinco espécies de limícolas. São elas: maçarico-de-costas-brancas (Limnodromus griseus), maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla) e maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus).


A cada ano, somos surpreendidos positivamente. Todo o esforço e dedicação dos voluntários e voluntárias refletem em dados valiosos para a conservação desse grupo de aves tão incrível.



Agradecemos de coração a todas as pessoas que fazem parte da rede ISS Brasil, por mais um ano de dedicação e amor às nossas queridas aves limícolas.


Allan Porto

Angélica Aguas

Augusto Potter

Bruno Dinucci

Cláudia Peixoto

COA-POA

Daniel Mello

Davi Pasqualetti

Diego dos Anjos

Fernando Faria

Fernando Rebouças

Francisco Inciarte

Gabriel Mello

George Lynch

Giuliano Muller Brusco

Guilherme Serpa

Henrique Moutinho

Iago Nazato

Iza Alencar

José Mesquita

Karina Avilla

Kátia Magalhães

Libicni Rivero

Marcello Coimbra

Marcelo Barbosa

Miguel Machado

Milena Corbo

Rafael Cassani

Rafael Juchem

Ricardo Mitidieri

Rodrigo Passos

Roxiris Azuaje

Sasha Hackembruck

Sérgio Porto

Thales Pinheiro

Thati Lira

Wagner Fiorentino

Wellington Mota

Wader Quest TeamWold Shorebirds Day

Zeis Team

*Voluntários ativos em 2022.

Juntos temos mais força para salvá-las!


124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A “defaunação” é um termo que vem sendo utilizado para caracterizar a perda de espécies e populações de animais no planeta, e deve ser considerado no mesmo senso da palavra desmatamento, que descreve

bottom of page