top of page

As aves limícolas são um grupo de espécies aquáticas que utilizam zonas entremarés e ambientes próximos a corpos d'água e alagados de pouca profundidade, ao longo da costa e também em águas interiores. O termo limícola está associado à palavra em latim limus, que significa limo, lodo ou lama, e para viver nesse tipo de ambiente essas aves possuem características especiais, como pernas e dedos longos que facilitam seu caminhar, e o bico com diversos tamanhos e adaptações para a alimentação nesse tipo de habitat.

 

Podemos dividir as aves limícolas em dois grupos: espécies residentes, aquelas que não realizam grandes migrações e se reproduzem aqui no Brasil, e as migratórias, aves que voam milhares de quilômetros, ao longo de suas vidas, entre suas áreas de reprodução e áreas de invernada, nos Hemisfério Norte e Sul. 

 

Entre as aves limícolas, encontram-se os maçaricos, batuíras, quero-quero, piru-pirus, pernilongos e narcejas - Charadriiformes das famílias Charadriidae, Haematopodidae, Recurvirostridae, Burhinidae, Scolopacidae, Thinocoridae, Jacanidae, Rostratulidae, Glareolidae. Das 54 espécies que ocorrem no Brasil, 12 são residentes, 4 são migrantes do Cone Sul e 38 são migrantes do Hemisfério Norte.

 

O Programa Aves Limícolas tem como principal objetivo assegurar a conservação a longo prazo das aves limícolas e seus habitats no Brasil. As ações e projetos estão alinhados com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves Limícolas Migratórias (PAN Limícolas), a Iniciativa Pró-Aves Limícolas na Rota Atlântica (AFSI, sigla em inglês) e das ações da Força Tarefa para as Rotas Migratórias das Américas da CMS (AFTF, sigla em inglês) e da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN, sigla em inglês).

​

Nossas ações estão distribuídas nos seguintes projetos:
 

Projeto Costa Norte

 

A região costeira dos estados do Maranhão e Pará é reconhecida como uma das áreas mais importantes para as aves limícolas no país, principalmente como ponto parada e de invernada para espécies migratórias como o maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla), o maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) e o maçarico-de-bico-torto (Numenius hudsonicus). No Maranhão, está localizado um dos três sítios da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN) no Brasil, um reconhecimento internacional dado às áreas mais importantes para aves limícolas no hemisfério, o sítio das Reentrâncias Maranhenses. Nesta região identificamos diversas ameaças às aves, como a exploração dos recursos, ocupação desordenada dos ambientes costeiros, veículos nas praias e a implementação de grandes empreendimentos, sem o conhecimento da ocorrência das espécies. No final de 2020, tiveram início as atividades do projeto Costa Norte, começando com a identificação dos colaboradores locais para que fosse possível o mapeamento de áreas importantes, monitoramento das aves e aplicação do Protocolo ISS, além da promoção de atividades formadoras e socioeducativas e a avaliação da potencialidade de nomeação de novos sítios da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN), no Brasil.

​

Apoiadores: Environment and Climate Change Canada - ECCC, Manomet Inc. - Western Hemisphere Shorebird Reserve Network (WHSRN), Bobolink Foundation.


 

Projeto Flyways Brasil 

 

O Projeto Flyways Brasil tem sido implementado desde 2015 na região da Bacia Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, região nordeste do Brasil. Os principais objetivos do projeto são: Entender quais são as espécies de aves limícolas na região, suas abundâncias e como usam a área ao longo do ciclo migratório, gerando subsídio técnico para o reconhecimento da região como sítio da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN), além de promover o engajamento comunitário dos diferentes atores sociais para a conservação das aves e de seus habitats.

​

Parceiros: Prefeitura Municipal de Galinhos, Prefeitura Municipal de Guamaré e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA RN)

 

Apoiadores: BirdLife, Instituto Neoenergia, Environment and Climate Change Canada, Western Hemisphere Shorebird Reserve Network (WHSRN), Bobolink Foundation.

 

ISS Brasil

 

O Monitoramento Internacional de Aves Limícolas (ISS sigla em inglês) é um programa de ciência cidadã que tem como objetivo contar aves limícolas de forma sistemática ao longo das Américas. Como resultado principal, esperamos entender a cronologia de migração das espécies em várias regiões do Brasil e a variação do tamanho das populações a longo prazo. A SAVE Brasil coordena o ISS no país com o objetivo de estimular e capacitar observadores voluntários no registro de informações sobre aves limícolas seguindo o Protocolo ISS.

 

Parceiros: BirdLife, Manomet Inc., Wader Quest e Projeto Aves Limícolas de Peruíbe. 

 

Apoiadores: Environment and Climate Change Canada - ECCC, Manomet Inc. - Western Hemisphere Shorebird Reserve Network (WHSRN), Bobolink Foundation.


 

Projeto Lagoa do Peixe

 

Um dos principais locais de ação do Programa Aves Limícolas da SAVE Brasil no sul do país é a região da Lagoa do Peixe, no litoral sul do Rio Grande do Sul. Esta estreita faixa de terra entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico apresenta características exclusivas que garantem o ambiente ideal para a alimentação e repouso de aves migratórias durante seus voos anuais.

 

São aproximadamente 275 espécies de aves registradas na região. O Parque Nacional da Lagoa do Peixe abriga cerca de 10% da população biogeográfica de duas espécies ameaçadas, o maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) e o maçarico-acanelado (Calidris subruficollis). Conduzimos ações de monitoramento, intercâmbio de conhecimento, engajamento comunitário, levantamento de serviços ecossistêmicos e capacitação de professores. Todas essas ações voltadas à conservação das aves limícolas e fortalecimento do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

 

Parceiros: Prefeitura Municipal de Tavares, Prefeitura Municipal de Mostardas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Parque Nacional da Lagoa do Peixe, COAPOA.

 

Apoiadores: Manomet Inc - Western Hemisphere Shorebird Reserve Network (WHSRN), Bobolink Foundation.

leaf_01.png

Aves Limícolas

Esse Projeto faz parte do Programa Aves Migratórias

Locais de atuação:

locais de atuação Limícolas.png
Maranhão_foto_Fabio Arruda_by Barong (123) (1).jpg

Apoiadores:

Conheça também:

bicudinho-do-brejo-paulista por Silvia Faustino Linhares.png
Rolinha-do-planalto por Sergio Berkenbrock.png
Alianza - Veste-amarela por Glayson Bencke.png

Bicudinho-do-brejo-paulista
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Rolinha-do-planalto
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Alianza del Pastizal
Programa Campos Sustentáveis

Plano de Voo - periquito-rico por Rolf Odelius.png
Aves Limícolas - batuíra-de-bando por Marcão.png
Jacutinga_projeto.png

Plano de Voo
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Aves Limícolas
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Jacutinga
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Mata Atlântica do Nordeste_ pintor verdadeiro - Ciro Albano.png
Cidadão Cientista.png
mutum-de-penacho por João Sérgio Barros.png

Mata Atlântica do Nordeste
Este Projeto faz parte do Programa Florestas

Cidadão Cientista
O monitoramento da biodiversidade é de extrema relevância para estimar as tendências

Mutum-de-penacho
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

bottom of page