top of page

A SAVE Brasil ajuda a proteger 55 das 154 espécies de aves ameaçadas de extinção no país. A sua doação é vital para que continuemos exercendo nosso trabalho. Seja um Amigo da SAVE e ajude a salvar as aves do Brasil.




Bird Game Jam


O evento realizado no Instituto Goethe foi um sucesso! Reunimos programadores que em 3 dias, criaram do zero jogos incríveis sobre aves! Você pode jogar os jogos criados, clique aqui!

 

Educação ambiental no Pampa


A equipe da Alianza del Pastizal Brasil, em conjunto com a equipe do Projeto Felinos do Pampa, esteve em quatro escolas rurais localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, no sul do Brasil. A ação buscou com 100 estudantes tinha como objetivo a conscientização sobre a biodiversidade e a importância da conservação do bioma Pampa.

 

Festa julina de SFX


A SAVE esteve presente na Festa Julina de SFX com a barraca do Projeto Jacutinga, com brincadeira de argolas. Além disso, a festa da comunidade contou com quadrilha, casório, forró, comidas típicas e claro: muitas jacutingas de pelúcia!

 

Novo Sítio WHSRN


A Bacia Potiguar, uma área protegida no Rio Grande do Norte, é o mais novo sítio de importância regional da WHSRN. A SAVE Brasil monitora a Bacia Potiguar desde 2015, revelando sua importância como local de parada para várias espécies de aves migratórias.  Saiba mais..

 

Periquito-rico no muro!


O artista Gabriel Lucius, que participou do stand da SAVE Brasil no Avistar com a rifa do quadro do Bicudinho-do-brejo-paulista, fez a pintura de um periquito-rico na sede da SAVE em São Paulo. Assista o vídeo.

 

Aves limícolas como patrimônio


A PL que institui as aves limícolas como patrimônio do município foi aprovada na Câmara Municipal de Ilha Comprida. O PL incluiu a "Semana Municipal das Aves Migratórias e Aves Limícolas", campanhas de educação ambiental nas escolas e produção de materiais sobre limícolas na região. Leia a notícia.

 

Limícolas no fone


A gerente do Programa Aves Limícolas, Raquel Carvalho, participou do episódio do Podcast "Jabuticaba sem caroço para falar sobre o desmatamento para produção de energia renovável. Ouça.


Filme de Mato Grosso sobre regeneração ecológica estreia nos EUA


O documentário “Plantadores de Água”, da cineasta Danielle Bertolini, ganhou trailer de divulgação e data de estreia nos Estados Unidos, que está disponibilizado no Youtube. O longa acompanha o árduo trabalho de coletores de sementes no município de Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá, para a restauração ecológica do Cerrado e da Floresta Amazônica. Veja o trailer.

 

Ornitoterapia


A observação de aves pode ser uma prática que traz bem-estar e aumento de níveis de hormônios relacionados à felicidade. Na coluna de Melissa Alves no Fauna News, veja como alguns estudos científicos que correlacionaram a cura com as aves. Leia.

 

Observador flagra ave endêmica da Mata Atlântica regurgitando semente de erva-de-passarinho


Amaury, um engenheiro mecânico aposentado, teve um encontro emocionante enquanto fotografava: capturou o momento exato em que um macho de tangarazinho regurgitava uma semente de erva-de-passarinho e "colava" num tronco de árvore em Raposos (MG). Saiba mais.

 

Ave que inspirou capoeira


Segundo estudos, anhuma, a ave símbolo do estado de Goiás, teria inspirado o toque de iúna, presenta na tradição da capoeira regional, que nasceu no Brasil em meados de 1930. O toque imita o chamado da anhuma quando o macho quer atrair uma fêmea. Leia mais.

 

A gangorra climática das árvores da Mata Atlântica


Uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Vegetation Science. aponta que as plantas estão subindo ou descendo montanhas em busca de temperaturas mais amenas. A pesquisa revela que a maioria das árvores avaliadas em montanhas na Mata Atlântica brasileira está migrando morro acima buscando temperaturas mais agradáveis para sobreviver. Leia.


 

Tirinha do mês

Bora jogar jogos de aves! Faça igual a jacutinga e jogue o Jacutingame!



6 visualizações0 comentário

Johan Dalgas Frisch foi pioneiro da conservação da fauna brasileira e deixa um legado de conhecimento repleto de amor pela biodiversidade. Na SAVE Brasil, nos deparamos com o trabalho de Johan sempre, seja ao escutarmos cantos dos pássaros, revisitarmos livros em busca de ilustrações e conhecimentos, ou até como exemplo de uma pessoa comprometida com a natureza. Como herança, ficam suas publicações, seu comprometimento com o meio ambiente e a sua contribuição pela ciência. Seu legado sempre será lembrado por nós. Saiba mais sobre o "pai do uirapuru".




Avoando SFX


Nos dias 21, 22 e 23 de junho aconteceu a 4ª edição do Avoando SFX - Festival de Observação e Conservação de Aves em São Francisco Xavier. O evento foi um sucesso e contou com rodas de conversas, passarinhadas, exposições, oficinas e palestras.

 

Ararinha-azul


Entre 2012 e 2018, a SAVE Brasil fez parte do Projeto Ararinha na Natureza, trabalhando com engajamento comunitário e realizando os estudos que embasaram a criação de duas Unidades de Conservação em Curaçá-BA, o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-azul e a Área de Proteção Ambietal (APA) Ararinha-azul. Atualmente, mudanças climáticas ameaçam a recuperação da espécie, leia e assista o vídeo.

 

WWF na terra da jacutinga


Parte do time do WWF-Brasil, Conselho Deliberativo e time Executivo, esteve em São Francisco Xavier para visitar o projeto de restauração florestal executado pela SAVE Brasil em parceria com a APA SFX.

 

Relatório SAVE Brasil no ar


De projetos de conservação de espécies ameaçadas a iniciativas de conscientização ambiental e ciência cidadã, nosso relatório apresenta histórias inspiradoras, impactos dos projetos de conservação e metas alcançadas pela SAVE Brasil no ano de 2023. Leia.

 

Bird Game Jam


Nos dias 5, 6 e 7 de julho acontece a Bird Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos digitais com o tema aves brasileiras! Para desenvolvedores iniciantes ou não, o evento é gratuito e acontecerá no Instituto Goethe, em São Paulo. Saiba mais.

 

Resultados ISS Brasil


No Projeto ISS Brasil em 2023, tivemos cerca de 218 áreas monitoradas em 16 estados do país. No total, tivemos 71 voluntários que enviaram 835 listas no eBird e contaram no total 268.000 aves de 33 espécies de limícolas diferente. A SAVE Brasil agradece todos os voluntários que fizeram parte do ISS!



Nova espécie de ave na Caatinga


Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), do Museu Paraense Emílio Goeldi e das universidades UFPA e do UFRN publicaram um artigo que indivíduos que eram considerados parte da espécie choca-do-nordeste (Sakesphoroides cristatus) pertencem na verdade à outra espécie, que foi nomeada como Sakesphoroides niedeguidonaeLeia a reportagem.

 

Wikiaves tem 1ª moderadora mulher em toda a história da plataforma


A bióloga, ornitóloga e membra-diretora do OrnitoMulheres, Vitória Ribeiro, recebeu o convite para ser moderadora da plataforma durante o Avistar 2024. Para a ornitóloga, a ação é um indicativo positivo de que estamos caminhando na direção certa, promovendo um ambiente mais equitativo e diversificado. Leia mais.

 

Mariquita-de-perna-clara é avistada após 8 anos


Avistada em 28 de maio na cidade de Criciúma pelo fotógrafo de aves Arlindo Pizzolo, a ave migratória não era encontrada em Santa Catarina desde agosto de 2016. Presença pode estar associada a erro no "sistema de bússola" da ave. Saiba mais.

 

Guia de aves de Niterói


O guia é fruto de observações realizadas pelo biólogo Alessandro Alegretti entre os anos de 2015 e 2019. No total, são compiladas 48 espécies de aves que ocorrem no local, ilustradas com fotos do autor e de outros fotógrafos colaboradores. Veja mais.

 

O impacto das enchentes do RS na avifauna


Todo ano, a partir de junho, o papagaio-charão migra de SC para se reproduzir em uma ampla região do Rio Grande do Sul. Este ano, o que preocupa pesquisadores do Projeto Charão é o impacto das enchentes que atingiram quase 95% dos municípios do estado, comprometendo áreas importantes para a reprodução do psitacídeo, como as cidades de Caxias do Sul (RS) e Santa Maria (RS). Leia.

 

61% das Florestas Públicas ainda não destinadas na Amazônia estão registradas como privadas


O bioma amazônico possui 49,5 milhões de hectares de Amazônia ainda preservada que, por não terem destino definido pelo governo, são os principais alvos de crimes como ocupação irregular, desmatamento e fogo. Leia a matéria.

 

Como os cidadãos percebem as espécies de aves?


Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp) em Rio Claro conduziram um estudo comparando como os moradores das cidades de Bauru (SP) e de Belo Horizonte (MG) percebem as espécies de aves que habitam esses locais. Veja mais.

 

Tirinha do mês

A SAVE Brasil está em clima de São João!


18 visualizações0 comentário

A primeira Bird Game Jam acontece gratuitamente do dia 5 a 7 de julho, em São Paulo (SP)

Realizado pelo Avistar Brasil com o apoio da SAVE Brasil e Goethe-Institut São Paulo, a Bird Game Jam é a primeira maratona de desenvolvimento de videogames sobre aves brasileiras e representa uma oportunidade única para as pessoas participantes conhecerem a rica avifauna do Brasil, criando jogos autênticos que destacam a beleza, o comportamento e a importância ecológica das nossas aves.


Durante aproximadamente 48 horas de intensa colaboração, as 36 pessoas selecionadas terão acesso a mentorias com profissionais referenciados na área de desenvolvimento de jogos no Brasil bem como de especialistas em aves, garantindo suporte e inspiração contínuos ao longo da maratona. O evento é gratuito e acontecerá no primeiro final de semana de julho, no Goethe-Institut São Paulo.


De acordo com a consultoria Newzoo, o mercado brasileiro de games gera R$ 13 bilhões por ano, com projeções de atingir R$ 17 bilhões até 2025. Com 104 milhões de jogadores, o Brasil se destaca entre os maiores mercados globais. A Bird Game Jam é uma oportunidade para quem participa se conectar a essa indústria e, para a conservação ambiental, uma oportunidade de trazer as aves brasileiras como assunto de interesse para quem faz e quem joga videogames.


A Alemanha é o quinto pais do mundo a produzir games e, no ranking europeu, está em primeiro lugar. Lá, o investimento em games supera o que é destinado à indústria do cinema e streaming, isso demonstra a relevância do setor para a economia do país. Os games possibilitam não só a interação social, o aprendizado,  a diversão mas também, se revela como um setor para o desenvolvimento e uso das novas tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada. Para o Goethe-Institut, que sediará a jam, é uma honra ser parceiro da iniciativa, afirma Sven Mensing, Diretor do Serviço de Informação na região América do Sul (SAM) do Goethe-Institut. “O tema ecologia e sustentabilidade são pilares da instituição e, transportar esses valores para uma game jam que é colaborativa - e não competitiva -  é extremamente inspirador e inovador, pois viabiliza a conscientização do público sobre a riqueza e a diversidade da fauna brasileira de forma lúdica.


Além do suporte técnico, construção de portfólio e network profissional, os participantes receberão um kit de brindes contendo um rótulo exclusivo da cervejaria artesanal Sevá, camiseta do evento e o livro “Kaaeté, a floresta intocada”. “Nosso objetivo é que o público conheça as aves brasileiras, se sensibilize para a conservação ambiental e ao mesmo tempo utilize a nossa imensa biodiversidade para trazer autenticidade e identidade para os jogos desenvolvidos no Brasil, enriquecendo os projetos”, afirma Ana Júlia Cano, uma das idealizadoras da jam.


O evento é aberto a participantes com 18 anos ou mais e de todos os níveis de experiência. Seja para quem já atua na área de desenvolvimento de jogos ou pessoas interessadas em aprender mais sobre essa indústria, a Bird Game Jam oferece um ambiente inclusivo e colaborativo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial avistar2024.com.br até o dia 11 de junho.


Pedro Develey, diretor executivo da SAVE Brasil, apoiadora do evento, destaca: "Estamos empolgados com a realização da Bird Game Jam, um evento criativo e inovador que reunirá desenvolvedores de jogos, artistas e pessoas da ornitologia para criar jogos únicos inspirados nas aves brasileiras, isso certamente será um estímulo à conservação de nossas espécies."


Além de se inscrever para o evento, é possível participar previamente enviando insights e ideias de jogos e, posteriormente, jogando todos os games desenvolvidos no evento, que ficarão disponíveis de forma gratuita em itch.io/jam/bird-game-jam.

 

 DETALHES_

Onde: Goethe Institut - Pinheiros - São Paulo - SP

Data: 5 a 7 de julho de 2024 - primeiro final de semana de férias

Inscrição: gratuitaPúblico: pessoas com 18 anos ou mais que sejam entusiastas, estudantes e profissionais da indústria brasileira de jogos digitais

Link para inscrição e envio de ideias de jogos: avistar2024.com.br/bird-game-jam 

Contato: Ana Júlia Cano | 11 916723252 | anajupiva@gmail.com

 

AVISTAR BRASIL_

Mais importante feira de observação de aves em vida livre da América Latina. Há 17 anos, o Avistar conecta pessoas a partir do amor compartilhado pela natureza, reunindo pessoas da ornitologia, fotografia, observação de aves, artesanato, assim como guias e secretarias de turismo. O Avistar é gratuito e feito a partir de voluntariado.

Instagram: @avistar | Site: avistar2024.com.br

 

SAVE BRASIL_

Há 20 anos, trabalhamos pela conservação das aves e dos ambientes, conectando as pessoas à natureza. Desenvolvemos estratégias e ações com envolvimento das comunidades locais, pesquisadores e outras entidades. Hoje estamos em oito estados brasileiros com programas de conservação da biodiversidade e de engajamento.

Instagram: @savebrasil | Site: savebrasil.org.br

 

GOETHE- INSTITUT SÃO PAULO_

O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Promovemos o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional.

 

SEVÁ CERVEJA_

Idealizada por João Piva, a Sevá é uma cervejaria cigana e artesanal inspirada nas aves da mata atlântica do litoral norte de São Paulo. Cada rótulo é inspirado em uma ave observada na natureza pelo cervejeiro João lá na região de Cambury, São Sebastião (SP). Instagram: @sevacerveja | Site: sevacerveja.com.br


86 visualizações6 comentários
Banner_1920x493.png
leaf_02.png
leaf_01.png
leaf_03.png
instagram azul.png
facebook azul.png
youtube azul.png
bottom of page