Projeto Alianza Mais vence o GRI Awards Brazil 2025 na categoria Biodiversidade
- savebrasil
.png/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- há 9 horas
- 3 min de leitura
Iniciativa da SAVE Brasil e BRDE é reconhecida nacionalmente por integrar conservação dos campos nativos do Pampa e produção sustentável
O projeto Alianza Mais, desenvolvido pela SAVE Brasil, no âmbito da Alianza del Pastizal, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e financiado pelo Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM), conquistou o primeiro lugar no GRI Awards Infrastructure Brazil 2025, na categoria Biodiversidade.

A premiação, promovida pelo GRI Institute, reconhece anualmente as melhores iniciativas de infraestrutura sustentável no país, destacando projetos com impacto ambiental positivo e inovação na gestão de recursos naturais. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta quarta feira (5), em São Paulo (SP), e foi acompanhado pelo diretor executivo da SAVE Brasil, Pedro Develey.
“O reconhecimento nacional do Alianza Mais reforça a importância de aproximar a conservação da biodiversidade da agenda econômica e da cultura local. O Pampa mostra que é possível produzir e conservar ao mesmo tempo, gerando benefícios para a natureza, para o clima e para as pessoas”, afirma Develey.
Com investimentos previstos de 7 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) ao longo de cinco anos, o Alianza Mais tem como objetivo fortalecer modelos produtivos inovadores que conciliam a produtividade pecuária, valorização dos serviços ecossistêmicos e conservação da biodiversidade no Bioma Pampa. Deste total investido, 2 milhões de euros são provenientes do FFEM, com supervisão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Sobre a Alianza del Pastizal
A Alianza del Pastizal nasceu em 2006, da necessidade de proteger o ecossistema terrestre mais ameaçado do planeta: o campestre. Para isso, a BirdLife International e seus parceiros nos quatro países que compartilham o bioma, Guyrá Paraguai, Aves Uruguay, Aves Argentinas e SAVE Brasil, criaram esta iniciativa. Reunindo produtores rurais e parceiros institucionais para aliar produção e conservação ambiental.
A missão é conservar os campos nativos e a biodiversidade do Pampa por meio da promoção de modelos sustentáveis de geração de renda, que valorizem o produtor e sua cultura, além de agregar valor aos seus produtos e serviços. Assim, o campo nativo é conservado, a fauna e flora permanecem presentes e os produtores mantêm bom rendimento econômico, completando o círculo de equilíbrio local.
Os produtores que integram a iniciativa aderem de forma voluntária e passam por uma etapa de verificação de critérios estabelecidos no Protocolo de Certificação de Estabelecimento/Propriedade Rural Alianza del Pastizal. “Em resumo, o protocolo exige que a propriedade esteja localizada no bioma Pampa, mantenha ao menos 50% ‘ de vegetação nativa da área total, garanta condições de bem-estar animal e adote alimentação exclusivamente à base de pasto, sem uso de confinamento.”, explica o gerente do projeto, Pedro Pascotini.
Atualmente, a Alianza conta com 422 propriedades rurais distribuídas em 54 municípios do bioma Pampa, que somam 287.188 hectares, dos quais 206.653 hectares de campos nativos conservados.
Como forma de comprovar o modelo de produção sustentável, as aves são utilizadas como indicadores da qualidade ambiental dessas propriedades. Até o momento, já foram monitoradas 96 propriedades, que representam cerca de 72 mil hectares, em 24 municípios do Rio Grande do Sul. Nessas áreas, foram registradas 292 espécies de aves, das quais 85 são campestres (equivalente a 85% do total que ocorre no Pampa brasileiro). Dessas, 23 espécies campestres (ou associadas a ambientes como banhados) estão ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção no Pampa, segundo as listas vermelhas globais e regionais, sendo consideradas prioritárias para conservação.
Um dos diferenciais do projeto é o desenho financeiro inovador, baseado em mecanismos de blended finance, que combinam crédito e incentivos não reembolsáveis para viabilizar investimentos sustentáveis e geração de renda para os produtores. A parceria entre a SAVE Brasil e o BRDE permite acesso a linhas de crédito especiais voltadas à conservação ambiental. Os primeiros contratos foram firmados durante a Expointer de 2024.
O Alianza Mais atua em cinco eixos:
• Instrumentos financeiros que incentivam a manutenção das pastagens naturais;
• Boas práticas de pecuária sustentável sobre campo nativo; • Valorização de produtos oriundos de sistemas conservacionistas;
• Fortalecimento da governança participativa da Alianza del Pastizal;
• Geração de conhecimento técnico e científico sobre a relação entre sistemas produtivos sustentáveis e mitigação das mudanças climáticas.
Sobre a SAVE Brasil
A SAVE Brasil é uma organização não governamental dedicada à conservação das aves e seus habitats. Fundada em 2004, a instituição atua em todo o território nacional, desenvolvendo projetos de pesquisa, educação ambiental e políticas públicas para a proteção da avifauna brasileira. A SAVE Brasil é afiliada à BirdLife International, a maior rede de organizações de conservação do mundo. Para mais informações, acesse: www.savebrasil.org.br




Comentários