top of page

Notícias da SAVE Brasil | Junho 2024

Johan Dalgas Frisch foi pioneiro da conservação da fauna brasileira e deixa um legado de conhecimento repleto de amor pela biodiversidade. Na SAVE Brasil, nos deparamos com o trabalho de Johan sempre, seja ao escutarmos cantos dos pássaros, revisitarmos livros em busca de ilustrações e conhecimentos, ou até como exemplo de uma pessoa comprometida com a natureza. Como herança, ficam suas publicações, seu comprometimento com o meio ambiente e a sua contribuição pela ciência. Seu legado sempre será lembrado por nós. Saiba mais sobre o "pai do uirapuru".




Avoando SFX


Nos dias 21, 22 e 23 de junho aconteceu a 4ª edição do Avoando SFX - Festival de Observação e Conservação de Aves em São Francisco Xavier. O evento foi um sucesso e contou com rodas de conversas, passarinhadas, exposições, oficinas e palestras.

 

Ararinha-azul


Entre 2012 e 2018, a SAVE Brasil fez parte do Projeto Ararinha na Natureza, trabalhando com engajamento comunitário e realizando os estudos que embasaram a criação de duas Unidades de Conservação em Curaçá-BA, o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-azul e a Área de Proteção Ambietal (APA) Ararinha-azul. Atualmente, mudanças climáticas ameaçam a recuperação da espécie, leia e assista o vídeo.

 

WWF na terra da jacutinga


Parte do time do WWF-Brasil, Conselho Deliberativo e time Executivo, esteve em São Francisco Xavier para visitar o projeto de restauração florestal executado pela SAVE Brasil em parceria com a APA SFX.

 

Relatório SAVE Brasil no ar


De projetos de conservação de espécies ameaçadas a iniciativas de conscientização ambiental e ciência cidadã, nosso relatório apresenta histórias inspiradoras, impactos dos projetos de conservação e metas alcançadas pela SAVE Brasil no ano de 2023. Leia.

 

Bird Game Jam


Nos dias 5, 6 e 7 de julho acontece a Bird Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos digitais com o tema aves brasileiras! Para desenvolvedores iniciantes ou não, o evento é gratuito e acontecerá no Instituto Goethe, em São Paulo. Saiba mais.

 

Resultados ISS Brasil


No Projeto ISS Brasil em 2023, tivemos cerca de 218 áreas monitoradas em 16 estados do país. No total, tivemos 71 voluntários que enviaram 835 listas no eBird e contaram no total 268.000 aves de 33 espécies de limícolas diferente. A SAVE Brasil agradece todos os voluntários que fizeram parte do ISS!



Nova espécie de ave na Caatinga


Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), do Museu Paraense Emílio Goeldi e das universidades UFPA e do UFRN publicaram um artigo que indivíduos que eram considerados parte da espécie choca-do-nordeste (Sakesphoroides cristatus) pertencem na verdade à outra espécie, que foi nomeada como Sakesphoroides niedeguidonaeLeia a reportagem.

 

Wikiaves tem 1ª moderadora mulher em toda a história da plataforma


A bióloga, ornitóloga e membra-diretora do OrnitoMulheres, Vitória Ribeiro, recebeu o convite para ser moderadora da plataforma durante o Avistar 2024. Para a ornitóloga, a ação é um indicativo positivo de que estamos caminhando na direção certa, promovendo um ambiente mais equitativo e diversificado. Leia mais.

 

Mariquita-de-perna-clara é avistada após 8 anos


Avistada em 28 de maio na cidade de Criciúma pelo fotógrafo de aves Arlindo Pizzolo, a ave migratória não era encontrada em Santa Catarina desde agosto de 2016. Presença pode estar associada a erro no "sistema de bússola" da ave. Saiba mais.

 

Guia de aves de Niterói


O guia é fruto de observações realizadas pelo biólogo Alessandro Alegretti entre os anos de 2015 e 2019. No total, são compiladas 48 espécies de aves que ocorrem no local, ilustradas com fotos do autor e de outros fotógrafos colaboradores. Veja mais.

 

O impacto das enchentes do RS na avifauna


Todo ano, a partir de junho, o papagaio-charão migra de SC para se reproduzir em uma ampla região do Rio Grande do Sul. Este ano, o que preocupa pesquisadores do Projeto Charão é o impacto das enchentes que atingiram quase 95% dos municípios do estado, comprometendo áreas importantes para a reprodução do psitacídeo, como as cidades de Caxias do Sul (RS) e Santa Maria (RS). Leia.

 

61% das Florestas Públicas ainda não destinadas na Amazônia estão registradas como privadas


O bioma amazônico possui 49,5 milhões de hectares de Amazônia ainda preservada que, por não terem destino definido pelo governo, são os principais alvos de crimes como ocupação irregular, desmatamento e fogo. Leia a matéria.

 

Como os cidadãos percebem as espécies de aves?


Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp) em Rio Claro conduziram um estudo comparando como os moradores das cidades de Bauru (SP) e de Belo Horizonte (MG) percebem as espécies de aves que habitam esses locais. Veja mais.

 

Tirinha do mês

A SAVE Brasil está em clima de São João!


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page