top of page

Maratona de desenvolvimento une videogames e ornitologia

A primeira Bird Game Jam acontece gratuitamente do dia 5 a 7 de julho, em São Paulo (SP)

Realizado pelo Avistar Brasil com o apoio da SAVE Brasil e Goethe-Institut São Paulo, a Bird Game Jam é a primeira maratona de desenvolvimento de videogames sobre aves brasileiras e representa uma oportunidade única para as pessoas participantes conhecerem a rica avifauna do Brasil, criando jogos autênticos que destacam a beleza, o comportamento e a importância ecológica das nossas aves.


Durante aproximadamente 48 horas de intensa colaboração, as 36 pessoas selecionadas terão acesso a mentorias com profissionais referenciados na área de desenvolvimento de jogos no Brasil bem como de especialistas em aves, garantindo suporte e inspiração contínuos ao longo da maratona. O evento é gratuito e acontecerá no primeiro final de semana de julho, no Goethe-Institut São Paulo.


De acordo com a consultoria Newzoo, o mercado brasileiro de games gera R$ 13 bilhões por ano, com projeções de atingir R$ 17 bilhões até 2025. Com 104 milhões de jogadores, o Brasil se destaca entre os maiores mercados globais. A Bird Game Jam é uma oportunidade para quem participa se conectar a essa indústria e, para a conservação ambiental, uma oportunidade de trazer as aves brasileiras como assunto de interesse para quem faz e quem joga videogames.


A Alemanha é o quinto pais do mundo a produzir games e, no ranking europeu, está em primeiro lugar. Lá, o investimento em games supera o que é destinado à indústria do cinema e streaming, isso demonstra a relevância do setor para a economia do país. Os games possibilitam não só a interação social, o aprendizado,  a diversão mas também, se revela como um setor para o desenvolvimento e uso das novas tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada. Para o Goethe-Institut, que sediará a jam, é uma honra ser parceiro da iniciativa, afirma Sven Mensing, Diretor do Serviço de Informação na região América do Sul (SAM) do Goethe-Institut. “O tema ecologia e sustentabilidade são pilares da instituição e, transportar esses valores para uma game jam que é colaborativa - e não competitiva -  é extremamente inspirador e inovador, pois viabiliza a conscientização do público sobre a riqueza e a diversidade da fauna brasileira de forma lúdica.


Além do suporte técnico, construção de portfólio e network profissional, os participantes receberão um kit de brindes contendo um rótulo exclusivo da cervejaria artesanal Sevá, camiseta do evento e o livro “Kaaeté, a floresta intocada”. “Nosso objetivo é que o público conheça as aves brasileiras, se sensibilize para a conservação ambiental e ao mesmo tempo utilize a nossa imensa biodiversidade para trazer autenticidade e identidade para os jogos desenvolvidos no Brasil, enriquecendo os projetos”, afirma Ana Júlia Cano, uma das idealizadoras da jam.


O evento é aberto a participantes com 18 anos ou mais e de todos os níveis de experiência. Seja para quem já atua na área de desenvolvimento de jogos ou pessoas interessadas em aprender mais sobre essa indústria, a Bird Game Jam oferece um ambiente inclusivo e colaborativo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial avistar2024.com.br até o dia 11 de junho.


Pedro Develey, diretor executivo da SAVE Brasil, apoiadora do evento, destaca: "Estamos empolgados com a realização da Bird Game Jam, um evento criativo e inovador que reunirá desenvolvedores de jogos, artistas e pessoas da ornitologia para criar jogos únicos inspirados nas aves brasileiras, isso certamente será um estímulo à conservação de nossas espécies."


Além de se inscrever para o evento, é possível participar previamente enviando insights e ideias de jogos e, posteriormente, jogando todos os games desenvolvidos no evento, que ficarão disponíveis de forma gratuita em itch.io/jam/bird-game-jam.

 

 DETALHES_

Onde: Goethe Institut - Pinheiros - São Paulo - SP

Data: 5 a 7 de julho de 2024 - primeiro final de semana de férias

Inscrição: gratuitaPúblico: pessoas com 18 anos ou mais que sejam entusiastas, estudantes e profissionais da indústria brasileira de jogos digitais

Link para inscrição e envio de ideias de jogos: avistar2024.com.br/bird-game-jam 

Contato: Ana Júlia Cano | 11 916723252 | anajupiva@gmail.com

 

AVISTAR BRASIL_

Mais importante feira de observação de aves em vida livre da América Latina. Há 17 anos, o Avistar conecta pessoas a partir do amor compartilhado pela natureza, reunindo pessoas da ornitologia, fotografia, observação de aves, artesanato, assim como guias e secretarias de turismo. O Avistar é gratuito e feito a partir de voluntariado.

Instagram: @avistar | Site: avistar2024.com.br

 

SAVE BRASIL_

Há 20 anos, trabalhamos pela conservação das aves e dos ambientes, conectando as pessoas à natureza. Desenvolvemos estratégias e ações com envolvimento das comunidades locais, pesquisadores e outras entidades. Hoje estamos em oito estados brasileiros com programas de conservação da biodiversidade e de engajamento.

Instagram: @savebrasil | Site: savebrasil.org.br

 

GOETHE- INSTITUT SÃO PAULO_

O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Promovemos o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional.

 

SEVÁ CERVEJA_

Idealizada por João Piva, a Sevá é uma cervejaria cigana e artesanal inspirada nas aves da mata atlântica do litoral norte de São Paulo. Cada rótulo é inspirado em uma ave observada na natureza pelo cervejeiro João lá na região de Cambury, São Sebastião (SP). Instagram: @sevacerveja | Site: sevacerveja.com.br


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page