top of page

Notícias da SAVE Brasil | Abril 2024

A SAVE Brasil ajuda a proteger 55 das 154 espécies de aves ameaçadas de extinção no país. A sua doação é vital para que continuemos exercendo nosso trabalho. Seja um Amigo da SAVE e ajude a salvar as aves do Brasil.



Vem Passarinhar Sampa


Na nossa passarinhada de abril, reunimos um grupo de 39 participantes no Parque Natural Jaceguava, onde registraram 47 espécies de aves, percorrendo um trajeto de 2,85km! Veja o calendário de passarinhadas e participe você também.

 

Festival das Aves Limícolas


O município de Macau, no Rio Grande do Norte, foi movimentado pelo Festival das Aves Limícolas. O festival foi promovido pela SAVE Brasil em parceria com o Instituto Neoenergia, por meio do projeto Flyways Brasil e teve como objetivo envolver as comunidades locais na conservação das aves limícolas. O público presente foi de aproximadamente 600 pessoas.

 

V Encontro Nacional do CETAS


Nosso diretor executivo, Pedro Develey, participou da mesa redonda "Refaunação e conservação da biodiversidade", organizada pelo Ibama. O bate-papo serviu para discutir estratégias de conservação da fauna silvestre! Assista.

 

Avistar 2024


O Avistar 2024 vai acontecer dos dias 17 a 19 de maio no Campus da USP, no bairro do Butantã em São Paulo. Serão três dias de encontros, congresso, feira, exposições, lançamento de livros e inúmeras atividades. A SAVE Brasil estará presente. O Avistar é um evento público, aberto e gratuito! Faça sua inscrição.




 

Limícolas como Patrimônio natural


A Prefeitura de Guamaré (RN) sancionou uma lei que declara as aves limícolas como patrimônio natural e símbolo da conservação e proteção da biodiversidade. A lei é resultado do engajamento e compromisso da comunidade local realizado pelo Projeto Flyways, que subsidiou tecnicamente a minuta.


Jacutinga em podcast


No podcast Três Elementos com Pirulla, Carlos Ruas e Emilio Garcia, Mauro Galetti foi o convidado para compartilhar suas experiências e reflexões encontradas no seu novo livro "Um Naturalista no Antropoceno". No episódio, Galetti menciona o Projeto Jacutinga que acontece em SFX e explica como funciona a sua dispersão de sementes. Ouça.

 

Tangará-do-oeste é registrado pela 1ª vez na Amazônia brasileira


Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) conduziram um estudo que revelou que a distribuição do tangará-do-oeste é mais ampla do que se estimava. O pesquisador Arthur Gomes, um dos autores do artigo e funcionário da instituição, foi surpreendido ao se deparar com um tangará-do-oeste na coleção do instituto. Saiba mais.

 

Registro inédito no MT


Julio Volpato, um estudante de 15 anos, registrou um tuiuiú predando uma cobra às margens do Rio Cuiabá, durante um passeio com sua mãe na Rodovia Transpantaneira, estrada que liga Poconé (MT) ao distrito de Porto Jofre. Veja o registro e leia mais.

 

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo


O livro “Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo (PCMA)" reforça a importância dos produtores rurais na conservação do meio ambiente, através da compatibilização da produção agropecuária com a manutenção de serviços ecossistêmicos e a conservação da biodiversidade. A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza. Leia.

 

Fêmea de estrelinha-ametista caça formigas para proteger filhotes


De acordo com o biólogo Luciano Lima, as formigas são responsáveis por muitas predações aos ninhos de diversas espécies de aves e com frequência atacam e matam os filhotes. Em uma tarde em um parque Santa Rita do Sapucaí (MG), o biólogo Júlio César de Sousa e o editor do Terra da Gente Leonardo Vilela flagraram uma mãe atacando as formigas que tentavam chegar aos seus filhotes. Leia mais.

 

SAVE BRASIL NO AVISTAR!


O Avistar 2024 vai acontecer dos dias 17 a 19 de maio no Campus da USP, no bairro do Butantã em São Paulo. Serão três dias de encontros, congresso, feira, exposições, lançamento de livros e inúmeras atividades. Venha nos encontrar no nosso estande. Teremos brindes especiais e exclusivos para quem passar e se tornar Amigo da SAVE e brindes para os Amigos que forem fazer sua renovação lá também, além de inúmeras outras surpresas! 👀 Você vai perder essa?

 

Tirinha do mês

 

3 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page