top of page

Comitê Brasileiro da IUCN elege nova diretoria para o triênio 2026–2029

Os membros do Comitê Brasileiro da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês para International Union for Conservation of Nature) elegeram a nova diretoria que conduzirá os trabalhos do Comitê no triênio 2026–2029.


A nova composição conta com Carolina Schäffer (Apremavi) na presidência, Alice Reisfeld (SAVE Brasil) como vice-presidente e Ângela Pellin (IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas) como secretária executiva.


A diretoria assume com o compromisso de fortalecer o espaço de diálogo, cooperação e construção coletiva que caracteriza o Comitê Brasileiro da IUCN, buscando ampliar a integração entre seus membros e qualificar a incidência do grupo em agendas nacionais e internacionais de conservação da biodiversidade.


Assumir a presidência do Comitê Brasileiro da IUCN é uma grande oportunidade de fortalecer a atuação em rede entre os membros e compartilhar os bons exemplos brasileiros para a conservação da biodiversidade com o mundo. Em um momento crítico para a biodiversidade e o clima, nossa gestão buscará ampliar o diálogo, valorizar a diversidade de experiências e fortalecer a contribuição do Brasil nas agendas nacionais e internacionais de conservação”, afirma Carolina Schäffer.

A participação da SAVE Brasil na vice-presidência do Comitê reforça o compromisso da organização com a atuação em rede, a cooperação entre instituições e o fortalecimento de políticas e estratégias voltadas à conservação da biodiversidade."

Para Alice Reisfeld, "a nova diretoria trabalhará lado a lado para que o Comitê Brasileiro seja uma plataforma de suporte e integração entre os membros, dando continuidade aos avanços alcançados pela gestão anterior." 

Sobre a IUCN


Criada em 1948, a IUCN é a maior e mais antiga rede global dedicada à conservação da natureza. A organização reúne mais de 1.400 instituições membros e conta com a contribuição de cerca de 16 mil especialistas voluntários, distribuídos em aproximadamente 160 países.


A atuação da IUCN influencia os rumos da conservação da biodiversidade a partir de uma abordagem integrada, que considera a emergência climática, o papel dos povos indígenas e comunidades tradicionais e a busca por modelos de desenvolvimento sustentável.


A troca de experiências entre os membros ocorre por meio dos comitês nacionais, que promovem o diálogo e a cooperação em nível local e regional, e também no âmbito das comissões temáticas, que reúnem especialistas de diferentes áreas:



Sobre a SAVE Brasil


A SAVE Brasil é uma organização não governamental dedicada à conservação das aves e seus habitats. Fundada em 2004, desenvolve projetos de pesquisa, educação ambiental e políticas públicas em diferentes regiões do país. A SAVE Brasil é afiliada à BirdLife International, a maior rede de organizações de conservação do mundo.


Com informações Apremavi


 
 
 
Save Brasil e Bird Life

SAVE Brasil - Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil

aves@savebrasil.org.br

Rua Fernão Dias, 219 cj 2 | Pinheiros - SP Brasil | 05427-010 | 
Tel.: (+55) 11 3815-2862

Copyright © 2024 SAVE Brasil

A SAVE Brasil faz parte das redes:

REDE
Instagram icone verde
facebook icone verde
youtube icone verde
bottom of page