Saiba mais sobre a Lista Vermelha da IUCN
A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas em escala global é elaborada pela IUCN (sigla em inglês para União Internacional para Conservação da Natureza) e avalia o estado de conservação das espécies por mais de quatro décadas, com o objetivo de destacar os táxons ameaçados e promover a sua conservação. Essas informações tornam a tomada de decisão mais clara e objetiva, elevando-a de um nível local para global. A Lista Vermelha divide as espécies em categorias: Extinta (EX), Extinta na Natureza (EW), Criticamente ameaçada (CR), Em Perigo (EN), Vulnerável (VU), Quase Ameaçada (NT), Pouco Preocupante (LC) e Deficiente em Dados (DD). São consideradas ameaçadas as espécies a partir da categoria Vulnerável (VU). As categorias LC e NT ainda não classificam uma espécie como ameaçada.
A BirdLife International é a autoridade em aves para a lista vermelha da IUCN, fornecendo a cada ano as categorias e documentação detalhada de todas as aves do mundo. O Brasil é o segundo país com o maior número de espécies ameaçadas no mundo, com 144 espécies de aves globalmente ameaçadas de extinção (atualização BirdLife International/IUCN, 2023). A SAVE Brasil vem trabalhando com o desenvolvimento de ações conservacionistas no país para reverter este quadro. Até o momento, 65 espécies de aves foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos da SAVE Brasil.
Para fazer uma busca por espécie, consulte o site da IUCN: http://www.iucnredlist.org/
Além das aves consideradas globalmente ameaçadas, também há espécies, que apesar de não estarem em situação preocupante mundialmente, podem estar ameaçadas dentro do Brasil. Para saber quais são essas espécies clique aqui.