Programa Áreas Importantes para a Conservação das Aves – IBA

O Programa Áreas Importantes para a Conservação das Aves (Important Bird Area – IBA) visa identificar, monitorar e proteger uma rede de áreas críticas para as aves e a biodiversidade em geral. Faz parte da estratégia mundial da BirdLife International e cerca de 12.000 IBAs já foram identificadas até o momento em 200 países.

Atualmente as Nações Unidas reconhecem as IBAs como indicador-chave dentro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio com a finalidade de Garantir a Sustentabilidade Ambiental.

 

O mapeamento das IBAs existentes nos diversos biomas brasileiros é uma ferramenta prática que vem sendo utilizada por órgãos públicos, privados, comunidade científica e sociedade civil para subsidiar investimentos, projetos e campanhas de conservação. Essas informações têm contribuído para importantes avanços na proteção do patrimônio natural brasileiro, entre os quais estão a criação de unidades de conservação, a elaboração e implementação de planos de conservação e manejo de aves ameaçadas e a definição com o governo de áreas prioritárias para a biodiversidade.

Em 2006, a SAVE Brasil publicou o livro Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil: Parte 1 – Estados do Domínio da Mata Atlântica. Apesar de enfocar o bioma Mata Atlântica, o trabalho considerou a totalidade do território de cada estado, incluindo assim áreas de Caatinga, Cerrado e Pampa.

A segunda e última parte do estudo de mapeamento das IBAs no Brasil foi concluída em Dezembro de 2009 com a publicação do livro Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil: Parte 2 – Amazônia, Cerrado e Pantanal, que identificou 74 IBAs nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste e no Maranhão.

 Mapeamento das IBAs no Brasil

  • 237 IBAs identificadas em todo o País:
    • 69% das áreas (163 IBAs) localizadas no Domínio Mata Atlântica.
    • 31% das áreas (74 IBAs) situadas na Amazônia, Cerrado e Pantanal.
  • Cerca de 83% das espécies de aves ameaçadas de extinção no Brasil ocorrem no domínio da Mata Atlântica.
  • 11% do Território Brasileiro é coberto por IBAs (94 milhões de hectares).
  • A maior IBA do mundo, Tabocais, está no Brasil e ocupa parte dos estados do Acre e Amazonas. Tem 7,3 milhões de hectares e abriga 1 espécie de ave ameaçada de extinção, a maracanã-de-cabeça-azul (Primolius couloni).
  • A menor IBA do Brasil fica em Pernambuco. Denominada Mata do Estado, tem apenas 600 hectares e abriga 7 espécies de aves ameaçadas de extinção.

 

Clique nos livros para baixar suas versões eletrônicas:

Livro Áreas Importantes para a Conservação das Aves – PARTE I


Livro Áreas Importantes para a Conservação das Aves – PARTE II