SAVE Brasil participa do Congresso Mundial da IUCN e reforça protagonismo do Brasil na conservação da natureza
- savebrasil
.png/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- 17 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de nov.

Foto: Divulgação
De 9 a 15 de outubro, a SAVE Brasil participou do Congresso Mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), realizado em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). O evento é o maior fórum global dedicado à conservação da biodiversidade, reunindo governos, cientistas, organizações da sociedade civil e empresas para debater soluções frente à crise ambiental e climática.
Como membro da IUCN e representante da BirdLife International no Brasil, a SAVE Brasil integrou a delegação brasileira e participou ativamente da programação. Durante o evento, co-organizou quatro painéis no Pavilhão Brasil, a convite do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Foto: Divulgação
O evento foi marcado pelo lançamento uma nova atualização da Lista Vermelha da IUCN, que revelou um cenário preocupante: 61% das espécies de aves do mundo estão em declínio populacional, o que significa que suas populações estão cada vez menores e mais vulneráveis.
Em entrevista para Duda Menegassi, do jornal ((O)) Eco, Alice Reisfeld, diretora de Conservação da SAVE Brasil, alertou para o reflexo direto da perda da qualidade ambiental em escala global:
“As aves são excelentes indicadores da qualidade do ambiente e respondem de forma muito rápida à degradação ambiental. Um declínio populacional das aves pode ser reflexo de uma perda geral da saúde dos ecossistemas no mundo. Em grande parte pelo desmatamento, mas também por espécies invasoras, caça e pelas próprias mudanças climáticas”, explicou Alice.
A Lista Vermelha é considerada uma das ferramentas mais importantes da conservação moderna. Ela orienta a priorização de esforços de conservação, apoia a formulação de políticas públicas e direciona investimentos e recursos para as espécies e regiões mais ameaçadas.
Alice reforçou que “enquanto algumas aves mais generalistas conseguem se adaptar melhor às mudanças, outras espécies, mais sensíveis e exigentes quanto à qualidade do ambiente, são as primeiras vítimas da perda e fragmentação dos habitats”.
O Congresso da UICN tem como objetivo aprimorar a forma como gerenciamos o ambiente natural para o desenvolvimento humano, social e econômico. Mais do que um encontro técnico, é um espaço de construção coletiva que reúne governos, empresas, comunidades, cientistas e organizações da sociedade civil para compartilhar responsabilidades e benefícios da conservação.
A participação da SAVE Brasil reforça a importância de integrar o Brasil nas decisões globais sobre biodiversidade, e mostra como as soluções para as crises climática e de biodiversidade estão interligadas: proteger as espécies é também proteger as condições que sustentam a vida humana no planeta.
Sobre a SAVE Brasil
A SAVE Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na conservação das aves e da biodiversidade no Brasil. Criada em 2004, é a representante da BirdLife International no país, uma aliança global de organizações que compartilham os mesmos objetivos e princípios.
A SAVE Brasil desenvolve projetos de conservação e restauração de hábitats e espécies, além de atuar em disseminação, educação, políticas públicas e advocacy. Também faz parte de diversas redes de conservação da natureza nacionais e internacionais e trabalha próxima dos governos (nacional, estadual e municipal), apoiando o cumprimento das agendas ambientais.




Comentários