top of page

Notícias da SAVE Brasil | Março 2024


A SAVE Brasil ajuda a proteger 55 das 154 espécies de aves ameaçadas de extinção no país. A sua doação é vital para que continuemos exercendo nosso trabalho. Seja um Amigo da SAVE e ajude a salvar as aves do Brasil.



Vem Passarinhar Sampa


Na nossa passarinhada de março, reunimos um grupo de 22 participantes no Parque Linear Nove de Julho, onde registraram 61 espécies de aves, percorrendo um trajeto de 4,09 km! Veja o calendário de passarinhadas e participe você também.

 

Monitoramento de avifauna no Pampa


Foi concluído mais um monitoramento da avifauna em propriedades certificadas pela Alianza del Pastizal no Brasil! De dezembro a janeiro, a equipe de ornitólogos rodou 4.800km para visitar 16 propriedades no Pampa.



 

Mês das mulheres


Desde o monitoramento de aves até a pesquisa de conservação, essas mulheres estão na vanguarda da ciência e da proteção da vida selvagem. Além da nossa incrível equipe ornitológica, também queremos homenagear as mulheres que trabalham nas outras áreas vitais para que a SAVE possa funcionar: as mulheres do administrativo-financeiro, comunicação e captação de recursos!

 

SAVE Brasil e SBO


Somos parceiros da Sociedade Brasileira de Ornitologia e, por isso, seus associados tem desconto especial no programa Amigos da SAVE Brasil. Fale conosco e saiba mais!




Pantanal no Tomie Othake


Até o dia 12 de maio no Instituto Tomie Othake acontece a exposição “Água Pantanal Fogo” com fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Candisani e a curadoria de Eder Chiodetto. A mostra reúne 80 imagens que retratam a beleza do bioma e sua devastação pelo fogo em 2020. A entrada é gratuita. Veja mais.

 

Uru Podcast


O episódio do Uru Podcast deste mês é sobre o Gavião-gato-do-nordeste! Nathália Flores, Henrique Jr e Will Mesquita conversam sobre o Centro de Endemismo Pernambucano, local onde a SAVE Brasil atua com o Projeto Mata Atlântica do Nordeste. Ouça.

 

Tucanos usam bico para controle de temperatura


Um estudo liderado pelo biólogo Denis Andrade em conjunto com o professor Augusto Abe, da UNESP de Rio Claro e com o professor Glenn Tattersall, da Universidade de Brock, no Canadá, mostrou que o tucano-toco (Ramphastos toco) tem um controle vasomotor muito bem desenvolvido e faz a sua termoregulação através do bico. Leia mais.

 

Aves e seus diferentes bicos


Cada ave tem o tipo de bico que mais se adapta ao seu estilo de vida, o ornitólogo Fernando Igor de Godoy dá alguns exemplos de aves e seus bicos únicos. Leia.

 

Raridade na Serra da Mantiqueira


Durante um dia de monitoramento de campo no Observatório de Aves da Mantiqueira, pesquisadores foram surpreendidos com o avistamento do sabiazinho-norte-americano (Catharus fuscescens), uma ave migratória que se reproduz no sul do Canadá e norte dos Estados Unidos, e no inverno setentrional, migra para Brasil, Colômbia, Guianas e Venezuela. Veja.

 

Rumo ao desconhecido


O montanhista André Ilha descreve a experiência de ser o primeiro montanhista a chegar a 66 cumes nunca antes acessados no interior do Brasil no seu segundo livro intitulado “Rumo ao desconhecido”, que celebra seus 50 anos de montanhismo. Saiba mais.

 

Vellozia - Cerrado para crianças


O Projeto ‘Águas Cerratenses: Semear para Brotar’, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé criou a iniciativa “Vellozia”, uma história se passa no Cerrado, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar desafios ambientais. Assista.

 

Ave do mês: veste-amarela


Presente no Brasil nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente neste último. A população de veste-amarela está diminuindo no Brasil, devido à perda e descaracterização de seu habitat e destruição dos ninhos pelas atividades agrícolas. Atualmente, ela é considerada em Em Perigo (EN). A iniciativa Alianza del Pastizal conserva a espécie através das ações que integram o desenvolvimento do Pampa com a conservação da biodiversidade, por meio da promoção de técnicas de manejo favoráveis ao meio ambiente.

 

Tirinha do mês - Bem-vindo, outono!


 


14 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page