top of page

Notícias da SAVE Brasil | Maio 2024

A SAVE Brasil ajuda a proteger 55 das 154 espécies de aves ameaçadas de extinção no país. A sua doação é vital para que continuemos exercendo nosso trabalho. Seja um Amigo da SAVE e ajude a salvar as aves do Brasil.




CEO da BirdLife no Brasil


Durante sua estadia no Brasil, Martin Harper, celebrou os resultados da SAVE Brasil em um almoço com parte da nossa equipe localizada em SP, se reuniu com o conselho deliberativo, visitou a nossa Reserva Rolinha-do-planalto em Botumirim (MG) e o Sítio Macuquinho, em Salesópolis (SP).

 

Bird Game Jam


Nos dias 5, 6 e 7 de julho acontece a Bird Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos digitais com o tema aves brasileiras! Para desenvolvedores iniciantes ou não, o evento é gratuito e acontecerá no Instituto Goethe, em São Paulo. Inscreva-se.

 

Calendário do Vem Passarinhar


As passarinhadas organizadas pela SAVE Brasil em parceria com a  Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura de SP são saídas mensais gratuitas para observação de aves nos parques municipais da cidade de São Paulo, com monitoria, empréstimo de binóculos e realização de listas no eBird. Veja o calendário de passarinhadas e participe também.

 

Avoando SFX


A Prefeitura de São José dos Campos e a SAVE Brasil promovem de 21 a 23 de junho a 4ª edição do Avoando SFX - Festival de Observação e Conservação de Aves em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP). Com rodas de conversas, passarinhadas, exposições, oficinas e palestras, o evento é gratuito e é necessário inscrição prévia. Inscreva-se.

 

SAVE Brasil no Avistar


Nos dias 17, 18 e 19 de maio a SAVE Brasil esteve presente em mais uma edição do Avistar Brasil e o evento foi um sucesso! No nosso estande, contamos com a presença do CEO da BirdLife, distribuímos mudas de palmito-juçara em parceria com o Legado das Águas e fizemos trocas incríveis com todos os que passaram por lá. Além disso, no evento também fizemos palestras sobre o Projeto ISS Brasil, Vem Passarinhar Sampa, Aracuã-guarda-faca, Projeto Mata do Passarinho e Vem Passarinhar SFX.

 

Global Big Day


No Global Big Day deste ano a SAVE Brasil esteve no Legado das Águas em parceria com o eBird Brasil. Em 24h de observação, chegamos a 172 espécies observadas, ficando em primeiro lugar no número de listas e sétimo lugar no número de espécies observadas no Brasil. Agradecemos a todos os quase 40 participantes que estiveram conosco no último dia 11, durante o Global Big Day, e no dia 11, encerrando o evento com o Workshop eBird!

 

Choquinha-de-alagoas


A equipe do Projeto Mata Atlântica do Nordeste, da SAVE Brasil, escreveu um artigo sobre a choquinha-de-alagoas e o perigo iminente de extinção em que a espécie se encontra. Hermínio Vilela, biólogo da SAVE Brasil, explica para o Terra da Gente a importância da Estação Ecológica de Murici, em Alagoas, e quais têm sido os esforços da SAVE Brasil para tentar salvar a espécie. Leia o artigo científico e leia a reportagem.



Eu, passarinho


O documentário “Eu Passarinho” é uma parceria do Avistar Brasil com o Terra da Gente para resgatar a história da observação de aves no país, a partir do olhar dos pioneiros desta prática. Para assistir ao documentário completo, clique aqui. 

 

Estudo sobre impacto das alterações no clima em aves pode ajudar espécies


Um estudo genético realizado com aves que ocorrem nas regiões sul, sudeste e leste da Amazônia pode contribuir para o aprimoramento de trabalhos de conservação diante da crise climática atual. Alexandre Aleixo, pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e autor líder do trabalho, explica como.Saiba mais.

 

Observador mirim com mais de 180 fotografias!


Aos 11 anos de idade, Bernardo Bagi, natural de Santos (SP),  teve interesse em passarinhar após assistir um episódio de Peppa Pig em que os protagonistas observam aves. Em sua conta no Wikiaves, estão publicados 181 registros feitos por ele. Leia mais.

 

Aves sem asas, moas tinham bom olfato e visão ultravioleta


Uma equipe internacional de cientistas obteve pela primeira vez o DNA quase completo de um moa, membro de um enigmático grupo de aves não voadoras de grande porte que dominava os ambientes terrestres da Nova Zelândia antes da chegada dos seres humanos por lá. Leia.

 

A ave que é considerada um dinossauro


Contemporânea aos dinossauros, a Cratoavis cearenses viveu entre 121 e 113 milhões de anos atrás - no período Cretáceo - e é considerada a ave mais antiga do Brasil. Segundo Bruno Gonçalves Augusta, doutor em Paleontologia pela USP, a espécie compartilha com outros dinossauros muitas características em seu esqueleto. Saiba mais.

 

Cerrado em quadrinhos


Idealizado pelo geógrafo Evandro Alves, o projeto soma mais de 30 mil seguidores no Instagram e foi publicado também em forma de livro. O geógrafo conta histórias sobre águias-serranas, cotias, garças, bicos-de-lacre, lobos-guarás e muitos outros animais que vivem no Cerrado. Leia.

 
 

Tirinha do mês

A SAVE Brasil deseja boas vindas aos novos Amigos da SAVE!


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page