top of page

Notícias da SAVE Brasil | Fevereiro 2024



Em fevereiro tem carnaval....e também tem aves! Separe na sua agenda e programe-se para os eventos passarinheiros que vem por aí!


Vem Passarinhar Sampa


Na nossa passarinhada de fevereiro, reunimos um grupo de 40 participantes no Parque Vila Guilherme/Trote, onde registraram 33 espécies de aves e 2 espécies de anfíbios, percorrendo um trajeto de 3,59 km! Veja o calendário de passarinhadas e participe você também.

 

As aves na folia


De plumagens coloridas a fantasias improvisadas, elas estão prontas para arrasar na folia! A SAVE Brasil entrou na brincadeira e fantasiou algumas aves para os bloquinhos.




 

Aves raras para observar


No Brasil existem aves raras, que não são necessariamente difíceis de serem observadas, mas somente podem ser encontradas em alguns locais. No nosso artigo do Fauna News desse mês, listamos algumas aves raras para você observar. Conheça algumas delas.

 

Festival das Aves Limícolas da Bacia Potiguar


De 14 a 16 de março, o festival terá o tema “Comunidades pela Conservação”. Nosso objetivo é envolver as comunidades locais na proteção das aves limícolas e seus habitats nessa região que é tão importante. Veja a programação e saiba mais.


 

Aves e a qualidade do ambiente


Por meio das diferentes espécies, presentes ou ausentes em um determinado local, e também por seu número de indivíduos, é possível conhecer as características de uma determinada região, assim como seu estado de conservação e a qualidade do ar, água e regulação do clima. Leia.

 

Uma jornada educativa


A equipe do Programa Aves Limícolas da SAVE Brasil traduziu o material “Aves Limícolas nas Américas”, um livro de atividades produzido pela WHSRN e Manomet Center com o apoio do ECCC. Faça o download.

 

Observação de aves na Cidade Universitária


No sábado às 8h, em frente à portaria principal do CEPEUSP, o Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) organizará uma saíde de observação de aves do campus da Cidade Universitária. O passeio é gratuito e aberto a todos. Faça sua inscrição pelo formulário.


Observação de aves no SESC


Em uma caminhada pela unidade do Sesc Ipiranga e pelo Parque da Independência, os olhos e ouvidos estarão bem atentos aos frequentadores do entorno – as aves do Ipiranga. Saiba mais.


Codorna-carapé: irmãos realizam sonho de registrar ave rara e ameaçada na Serra da Canastra


Os irmãos gêmeos Afonso Carlos e Luiz Alberto descobriram raridades na cidade de Pompéu (MG) e, em São Roque de Minas (MG), avistaram pela primeira vez a codorna-carapé (Taoniscus nanus), uma ave rara, difícil de ser observada e que ainda hoje é pouco conhecida no país. Leia o relato.


A Loja dos Passarinhos


A Loja dos Passarinhos tem tudo que um passarinheiro precisa: canecas, miniaturas, livros e uma infinidade de produtos. A rede de Amigos da SAVE tem desconto de 5% em qualquer compra feita na loja acima de R$50. Para ativar seu desconto, escreva para amigos@savebrasil.org.br. Veja os produtos.


Ave do mês: Mutum-de-penacho


O mutum-de-penacho costuma viver em pares ou em pequenos grupos. Com uma alimentação baseada em frutas, insetos e pequenos animais, o mutum-de-penacho é um visitante frequente de sítios e fazendas, onde pode ser visto ciscando próximo às galinhas. Eles são importantes dispersores de sementes na floresta, ajudando na manutenção da biodiversidade. O Projeto Mutum-de-penacho foi iniciado em 2019 e atua na região noroeste do estado de São Paulo, com foco na conservação do mutum-de-penacho e também do aracuã-guarda-faca.

 

Tirinha do mês - Todo dia é carnaval no mundo das aves ❤️



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page