top of page
1417_Turdus_rufiventris_Brasília_17_VII_2005_Ciro_Albano.jpg
leaf_02.png
leaf_01.png
leaf_03.png
instagram azul.png
facebook azul.png
youtube azul.png

Como saber se um filhote de passarinho precisa de ajuda?

​

Veja nesse link as orientações dos técnicos da Divisão de Fauna Silvestre da Secretária de Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

 

Colisões com vidraças

Os choques de aves com vidraças são muito comuns nas cidades, e estima-se que no mundo inteiro milhões de aves sejam mortas todos os anos por colisões com vidros de janelas de edifícios, veículos e outros.

​

Quando a fachada de um edifício é muito transparente ou espelhada, os pássaros não enxergam a barreira física ou se confundem com o reflexo, e dessa forma acabam se chocando.

 

Veja algumas dicas para evitar esse tipo de acidente:
 

  • Na hora de escolher o vidro, evite as chapas espelhadas, que são reflexivas. Prefira modelos não totalmente transparentes, que têm algum tipo de textura ou linhas serigrafadas, ou então cole adesivos na superfície.

  • Floreiras nas janelas também são boas opções. Ao atrair os pássaros, interrompem o voo direto nas vidraças.

  • Cortinas e persianas dão cor às chapas de vidro, tornando-as opacas e mais visíveis às aves.

  • Uma forma prática e decorativa de se evitar esses acidentes é afixar nas vidraças padrões ou desenhos que estejam a uma distância entre 5 a 10 cm para impedir que as aves se choquem com o vidro, pois assim vão enxergar a decoração.

​​

Acesse esse documento da American Bird Conservancy para mais dicas.



Acidentes causados por aves


Outro acidente comum com aves ocorre em aeroportos, onde esses animais se chocam com aviões. Mais de metade (54%) das colisões ocorrem com aves não identificadas, e entre as identificadas, o quero-quero (13%) e o urubu (9%) são os mais atingidos. Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aviação civil brasileira registrou 1.540 ocorrências de colisões entre aves e aeronaves somente no ano de 2012.

Na maioria dos casos, as aves são atraídas pelo lixo acumulado e não descartado corretamente pelas comunidades vizinhas ao aeroporto. A redução da presença de aves na área do aeroporto de forma ambientalmente responsável é uma diretriz da Infraero para evitar as ocorrências.

Diferentes técnicas são utilizadas pelos aeroportos para minimizar os acidentes com aves. No Galeão, por exemplo, é utilizada a técnica de falcoaria, bem como em Joinville, Pampulha, Confins e Porto Alegre. Já em Belém, a técnica atualmente em prática utiliza cães, que afugentam os pássaros da área do aeroporto.

Veja mais sobre Colisão em vidraças e acidentes causados por aves

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha o campo abaixo e fique por dentro de tudo que acontece na SAVE Brasil.

Obrigado!

bottom of page