top of page

O monitoramento da biodiversidade é de extrema relevância para estimar as tendências populacionais das espécies ao longo do tempo e avaliar a efetividade de ações de conservação da biodiversidade ...

O monitoramento da biodiversidade é de extrema relevância para estimar as tendências populacionais das espécies ao longo do tempo e avaliar a efetividade de ações de conservação da biodiversidade empregadas em uma determinada área. Tendo em vista que o Brasil é um dos países com uma das maiores diversidades de aves do mundo, com 1.919 espécies, teríamos um alto custo nos monitoramentos e uma grande demanda por pesquisadores. Neste contexto emerge a Ciência Cidadã como uma ferramenta para auxiliar no conhecimento da biodiversidade. Este conceito é representado por uma parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados em uma larga escala geográfica e ao longo de um grande período de tempo.

Em 2014, a SAVE Brasil criou o Projeto Cidadão Cientista que seguindo os conceitos da ciência cidadã atuou em quatro estados brasileiros (Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná) convocando observadores de aves experientes e treinando novos interessados. No total, até 2017, mais de 1.600 pessoas participaram das atividades do projeto. Esses grupos conseguiram registrar 447 espécies de aves (50% de todas as aves conhecidas na Mata Atlântica), sendo que 43 delas são mencionadas nas listas de aves ameaçadas (global, nacional ou estadual).
 

Foram registradas 287 espécies no Parque Nacional de Boa Nova-BA, 163 espécies no Rio de Janeiro (Parque Nacional da Tijuca e Jardim Botânico), 238 espécies Reserva Natural de Salto Morato-PR e 202 espécies Parque Estadual da Cantareira-SP, as quatro regiões também são Áreas Importantes para a Conservação das Aves e Biodiversidade (IBAs – Important Bird and Biodiversity Areas). Além das Unidades de Conservação, a SAVE Brasil firmou parceria com outras instituições, o que permitiu realizar as atividades em mais 14 parques na cidade e estado de São Paulo. Apenas na capital, visitamos 10 parques entre 2016 a 2017 em parceria com a prefeitura da cidade através do Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (DEPAVE-3) e o Observatório de Aves do Instituto Butantan. Os observadores conseguiram registrar 157 espécies de aves, cerca de 1/3 de todas as espécies conhecidas para a cidade. As espécies observadas durante os monitoramentos são inseridas na plataforma eBird criada e gerida pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (EUA). No Brasil o eBird tem contribuído com o conhecimento das nossas espécies de aves, os números de novos usuários e inserção de listas mostra isso.
 

Em 2017 o projeto foi um dos contemplados com o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade na categoria Natureza. Esse prêmio é promovido pela Câmara Brasil-Alemanha por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, que reconhece o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil, as quais promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural no contexto do desenvolvimento sustentável.A observação de aves permite que os cidadãos comuns se engajem e contribuam para valorizar, cuidar e monitorar as aves em unidades de conservação, parques urbanos ou qualquer local ao ar livre. A geração de conhecimento e contato com a natureza durante uma atividade de lazer traz benefícios concretos ao participante, ao desenvolvimento do conhecimento científico e a conservação ambiental. Programe-se e participe da próxima atividade. Para dicas de como se tornar um Cidadão Cientista acesse nosso manual "Quem conta mais aves encontra". Para participar das passarinhadas do Cidadão Cientista e muitas outras, consulte o Calendário de Eventos de Observação de Aves e Ornitologia. Conheça o vídeo da campanha I Love List, parte do projeto Cidadão

leaf_01.png

Cidadão Cientista

leaf_02.png
instagram azul.png
facebook azul.png
youtube azul.png

Parceiros:

Apoiadores:

Conheça também:

bicudinho-do-brejo-paulista por Silvia Faustino Linhares.png
Rolinha-do-planalto por Sergio Berkenbrock.png
Alianza - Veste-amarela por Glayson Bencke.png

Bicudinho-do-brejo-paulista
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Rolinha-do-planalto
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Alianza del Pastizal
Programa Campos Sustentáveis

Plano de Voo - periquito-rico por Rolf Odelius.png
Aves Limícolas - batuíra-de-bando por Marcão.png
Jacutinga_projeto.png

Plano de Voo
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Aves Limícolas
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Jacutinga
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

Mata Atlântica do Nordeste_ pintor verdadeiro - Ciro Albano.png
Cidadão Cientista.png
mutum-de-penacho por João Sérgio Barros.png

Mata Atlântica do Nordeste
Este Projeto faz parte do Programa Florestas

Cidadão Cientista
O monitoramento da biodiversidade é de extrema relevância para estimar as tendências

Mutum-de-penacho
Esse Projeto faz parte do Programa ASAS

bottom of page