Vem Passarinhar!

Vem Passarinhar!

Em 2016, o Programa de monitoramento do Cidadão Cientista da SAVE Brasil ampliou suas atividades fazendo uma parceria com o Observatório de Aves do Instituto Butantan (OA-IBu) e a Prefeitura de São Paulo (Depave 3). As atividades do programa foram ampliadas com o “#vempassarinhar na cidade de São Paulo”, realizando saídas de observação de aves em parques municipais. Essas saídas são compostas de um uma caminhada para observar as aves, seguida de um café da manhã com todos participantes e uma apresentação das espécies observadas, inserindo a lista do dia no eBird. Toda atividade conta com um apresentador convidado para dar uma palestra no “Papo de Passarinho”.

Ao longo do ano passado foram realizadas atividades de observação de aves em cinco parques nas diferentes regiões da cidade de São Paulo: Parque da Luz, Parque do Carmo, Ibirapuera e Parque 9 de Julho. Mais de 130 pessoas participaram das campanhas, com uma média de 40 participantes por campanha.

Foram registradas várias espécies de aves interessantes nos parques da cidade, como por exemplo: pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis) e estrelinha-ametista (Calliphlox amethystina) no Parque do Carmo; colhereiro (Platalea ajaja), carqueja-de-bico-amarelo (Fulica leucoptera) e mergulhão-grande (Podiceps major) no Parque 9 de Julho; e gavião-miudo (Accipiter striatus) e azulinho (Cyanoloxia glaucocaerulea) no Parque Ibirapuera. Sem dúvidas os participantes terão uma nova visão para os parques urbanos de uma metrópole como São Paulo.

No total geramos 6 listas e observamos 115 espécies de aves apenas dentro dos parques envolvidos pelo contexto urbano.

grafico