SAVE Brasil realiza a soltura de jacutingas nascidas no Parque das Aves

SAVE Brasil realiza a soltura de jacutingas nascidas no Parque das Aves

No final de abril e início de maio, o Projeto Jacutinga realizou a soltura de um casal de jacutingas na Serra do Mar, e de um indivíduo na Serra da Mantiqueira. As três nasceram no Parque das Aves e foram enviadas ao Projeto em 2017, graças a uma parceria entre a instituição e a SAVE Brasil.

O casal Tingo e Mac foi solto na Serra do Mar no final de abril, e desde então vêm sendo monitorados diariamente. Ambos estão sendo avistados com frequência se alimentando de coquinhos de palmito-juçara, e assim cumprindo seu importante papel como dispersores de sementes.

Nessa semana, a fêmea Mimi foi solta na Serra da Mantiqueira, onde se juntou ao casal de jacutingas já reintroduzidas conhecidas por Preto e Mangue. Os primeiros momentos de Mimi em liberdade foram bem movimentados sempre acompanhados da presença do casal já residente da área. Essa fêmea será agora monitorada diariamente para verificar sua adaptação.

Estavam presentes na soltura de Mimi, a diretora técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso, e a gerente de comunicação, Melissa Correa, que levaram de volta ao Parque das Aves um casal de jacutingas que não esteve apto ao processo de soltura (que envolve treinamento para procura por alimento, evitar predadores, etc.) mas que tem grandes chances de contribuir com o projeto a partir de agora gerando filhotes que futuramente tambem poderão ser reintroduzidos pelo Projeto Jacutinga na Mata Atlântica.

O Projeto Jacutinga realizou a primeira soltura em junho de 2016 e até o momento foram 12 jacutingas soltas na Serra da Mantiqueira e 06 na Serra do Mar, totalizando 18 indivíduos.

Todas as aves estão sendo monitoradas por transmissores via satélite ou rádio, idas a campo e através da participação da comunidade local incentivando a prática de observação de aves.

O programa visa aumentar a população de jacutingas na Mata Atlântica e estabelecer um protocolo de reintrodução e monitoramento que poderá ser replicado em outros locais onde a espécie está localmente extinta.

O Projeto Jacutinga é realizado pela SAVE Brasil e patrocinado em SP pela Petrobras e no RJ pela Fundação Grupo Boticário.

Assista abaixo os vídeos das duas solturas