SAVE Brasil compra reserva a para a proteção da rolinha-do-planalto

SAVE Brasil compra reserva a para a proteção da rolinha-do-planalto

Recentemente redescoberta, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) tem agora uma reserva em seu nome. Graças a uma parceria da SAVE Brasil com a Rainforest Trust, uma área de 593 hectares foi adquirida para proteger os campos rupestres, habitados pela espécie.

A rolinha-do-planalto é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, ficou 75 anos sem registros e por isso já figurava como provavelmente extinta na natureza. Após sua redescoberta, pelo ornitólogo Rafael Bessa, foi percebido que esta população estava restrita a uma área pequena e sem proteção. “Após intensivas buscas, ficou claro que apenas uma propriedade privada garantiria a proteção imediata desta espécie”, como disse Dr. Paul Salaman – CEO da Rainforest Trust. “O Cerrado é o bioma mais ameaçado no país, atualmente. A aquisição desta reserva é uma conquista na proteção da única população conhecida da rolinha-do-planalto e faz parte de um plano mais abrangente onde estão previstos um parque municipal e um estadual na conservação desta região” disse Dr. Pedro Develey – diretor da SAVE Brasil.

O projeto tem o apoio da Rainforest Trust, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF).