Reunião de Monitoria I do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica (PAN)

A SAVE Brasil esteve presente na Reunião de Monitoria I do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica (PAN) realizada no Parque das Aves em Foz do Iguaçu no Paraná, entre os dias 25 e 28 de setembro.

O plano é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e contempla ações para a conservação de 107 táxons ameaçados no Domínio da Mata Atlântica. Publicado sob a Portaria n. 34, de 24 de janeiro de 2017 o plano é composto por um grupo de assessoramento técnico (GAT) que produz, acompanha e monitora a execução das ações propostas no plano. O diretor executivo da SAVE Brasil, Pedro Develey executa também a função de coordenador executivo no GAT.

Esta primeira reunião para monitoria do PAN trouxe o primeiro panorama das ações em andamento e o futuro das estratégias para a conservação das mais ameaçadas espécies do país. Realizado com o Apoio do Parque das Aves, o PAN da Mata Atlântica traz como diferencial o apoio de uma instituição privada e que está se transformando em um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica.

A SAVE Brasil vem recebendo o apoio do Parque das Aves no Projeto Jacutinga, espécie em perigo de extinção, presente no PAN e que conta com um programa de reintrodução suportado pela reprodução de indivíduos em cativeiro. Em breve a parceria entre a SAVE Brasil e o Parque das Aves poderá beneficiar novas espécies.

IMG_6738