Reportagem sobre a Carne certificada da Alianza del Pastizal no Correio do Povo

Reportagem sobre a Carne certificada da Alianza del Pastizal no Correio do Povo

A edição de 1º de Fevereiro do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, deu destaque ao selo de certificação de carnes da Alianza del Patizal em sua seção Correio Rural.

A partir de julho desse ano, os consumidores do Sudeste terão acesso à carne bovina com o selo de qualidade da Alianza. A certificação irá atestar que o produto veio de propriedades que conservam pelo menos 50% dos campos nativos.

Além de contribuir para a conservação do bioma Pampa, a carne proveniente de animais criados nos campos é mais macia e saudável, já que é rica em ômega 3, é mais magra e tem menos colesterol.

Em 25 de abril será realizado o 2º Remate da Alianza del Pastizal, que irá leiloar gado criado nos campos nativos. A edição de 2014 foi um sucesso.

O programa Carnes del Pastizal, que propõe utilizar um selo na carne cujo processo de produção contribui para a conservação dos campos nativos e sua biodiversidade. Essa certificação permitirá aos consumidores identificar e selecionar um produto produzido de forma alinhada à conservação do meio ambiente, que preserva importantes superfícies de campos nativos em seu local de origem, onde se encontram espécies típicas dos campos, e ainda espécies silvestres de plantas e animais ameaçados de extinção.

A Alianza del Pastizal é uma iniciativa liderada pela BirdLife International, cujas  ações têm por objetivo integrar o desenvolvimento do Pampa com a conservação da biodiversidade, por meio da promoção de técnicas de manejo favoráveis ao meio ambiente.

Leia aqui a reportagem completa.