REALIZADO O 1º REMATE DE GADO DA ALIANZA DEL PASTIZAL

REALIZADO O 1º REMATE DE GADO DA ALIANZA DEL PASTIZAL

Durante os dias 25 e 26 de abril ocorreram em Lavras do Sul (RS) dois eventos muito importantes, a reunião da Mesa Diretiva da Alianza del Pastizal e o 1º Remate de Gado Certificado. A reunião contou com a presença de seus membros, que representam as organizações parceiras SAVE Brasil, Aves Argentinas, Guyra Paraguay, Aves Uruguay, Sindicato Rural de Lavras do Sul e Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, que se reuniram para discutir questões como a certificação da carne proveniente de campos nativos, e as experiências e avanços de cada país com essa atividade.

Remate de Gado

Remate de Gado

O remate de gado foi realizado com muito sucesso no dia 26/04 e leiloou exclusivamente animais provenientes de propriedades certificadas pela Alianza del Pastizal e avaliados com o ICP (Índice de Conservação de Campos Naturais). Foram vendidas pouco mais de mil vacas e cem ovelhas criadas em 40 estabelecimentos. Os espécimes vendidos foram valorizados devido à sua origem em fazendas que cultivam pelo menos 50% de seus campos nativos. O remate foi organizado pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul e contou com a presença de membros da Mesa Diretiva da Alianza del Pastizal.

A campanha de avaliação de campos se apoiou no recente desenvolvimento do ICP, um índice de conservação de campos naturais que foi desenvolvido por um consórcio de governos da região para promover incentivos aos produtores rurais que além de produzir, conservam os valiosos campos naturais.

Essa iniciativa faz parte do programa Carnes del Pastizal, que propõe utilizar um selo na carne cujo processo de produção contribui para a conservação dos campos nativos e sua biodiversidade. Essa certificação permitirá aos consumidores identificar e selecionar um produto produzido de forma alinhada à conservação do meio ambiente, que preserva importantes superfícies de campos nativos em seu local de origem, onde se encontram espécies típicas dos campos, e ainda espécies silvestres de plantas e animais ameaçados de extinção.

Placa indicando a origem do gado e o ICP e porcentagem de conservação de campos naturais da propriedade

Placa indicando a origem do gado e o ICP e porcentagem de conservação de campos naturais da propriedade

O evento contou com o apoio especial da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócios do Rio Grande do Sul.