Programa de certificação ambiental avança nas estâncias no Rio Grande do Sul

Programa de certificação ambiental avança nas estâncias no Rio Grande do Sul

A partir do início de fevereiro, a parceria entre a Alianza del Pastizal, representada pela SAVE Brasil e o Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS) foi fortalecida, já que a Alianza passará a ter uma secretária dentro do Sindicato, que dará todo o suporte necessário para as ações realizadas pelo projeto no Rio Grande do Sul.

Juntamente com essa parceria, está avançando significativamente o programa de certificação ambiental de pastos (Carnes del Pastizal) nas estâncias do Rio Grande do Sul, que propõe utilizar um selo na carne cujo processo de produção contribui para a conservação dos campos nativos e sua biodiversidade. Essa certificação permitirá aos consumidores identificar e selecionar um produto produzido de forma alinhada à conservação do meio ambiente, que preserva importantes superfícies de campos nativos em seu local de origem, onde se encontram espécies típicas dos campos, e ainda espécies silvestres de plantas e animais ameaçados de extinção.

Até o momento, 56 propriedades estão em processo de certificação como parte do programa, o que corresponde à aproximadamente 21 mil hectares de campos nativos conservados, e até o meio desse ano o número de fazendas certificadas irá passar de 100. Para receber o selo, a auditoria deve confirmar que a fazenda mantém, no mínimo, 50% de seus campos nativos preservados.

Outro significativo avanço no programa será a realização, em 26 de abril, do 1º Remate de Carne da Alianza del Pastizal, que irá vender carnes certificadas com o selo.

 

Saiba mais sobre a Alianza del Pastizal na página do projeto e no site da Alianza