Dr. Paulo Nogueira-Neto

O dia 25 de fevereiro de 2019 foi um dia muito triste para o movimento ambientalista brasileiro. Perdemos o querido professor Paulo Nogueira-Neto, um ícone da luta pela conservação ambiental no país e reconhecido internacionalmente por meio de muitos prêmios. Dr. Paulo foi uma pessoa visionária que já atuava fortemente para a conservação da biodiversidade em uma época que poucos se preocupavam com essa questão.

Como professor do Instituto de Biociências da USP formou muitos alunos, deixando um legado que jamais será esquecido. Em suas aulas Dr. Paulo relatava muitas de suas experiência e batalhas pela conservação da biodiversidade, inspirando os alunos. Uma de suas famosas histórias era o voo de DC-3 que fez de São Paulo a Foz do Iguaçu ainda nos anos 40 sobrevoando todo o noroeste do Paraná. Segundo Dr. Paulo sua lembrança era de um tapete verde de floresta continua. Infelizmente hoje pouco resta de toda essa Mata Atlântica que o Dr. Paulo viu. Mas, mesmo testemunhando toda essa destruição ao longo de sua vida, ele nunca desistiu da luta pela conservação do meio ambiente e continuou otimista, sempre. Dr. Paulo era uma pessoa extremamente conciliadora e pragmática, além de ser muito generoso sempre se esforçando para ajudar os outros. Um exemplo a ser seguido!

A SAVE Brasil lamenta profundamente sua partida e deixa registrada a sua enorme gratidão a todo trabalho de Dr. Paulo para a conservação da biodiversidade brasileira.