Parceiros BirdLife International e a conservação da Mata Atlântica

Parceiros BirdLife International e a conservação da Mata Atlântica

A SAVE Brasil, junto com outras 120 instituições espalhadas pelo mundo, faz parte da aliança global da BirdLife International. Todas com os mesmos objetivos compartilham ideais e buscam um mundo melhor para que as aves e nós possamos viver.

Para alinhar os objetivos e ações, de tempos em tempos as instituições se juntam para compartilhar prioridades, políticas e programas de conservação, trocando informações, conhecimentos e experiências.
A ideia é implementar os objetivos globais da aliança no âmbito nacional, adequando-os às necessidades do cenário do seu país de origem.

Dessa vez o encontro foi no Paraguai, de 20 a 25 de março, com a proposta de promover o Workshop Trinacional do Plano de Ação para Mata Atlântica no Paraguai. Durante 6 dias os representantes da BirdLife International da SAVE Brasil, Guyra Paraguay e Aves Argentinas, além do Secretariado de Quito, juntaram-se para buscar alternativas para conservação de um dos biomas mais impactados pela atividade humana.

No Brasil a Mata Atlântica tem 217 espécies de aves endêmicas do bioma e pelo menos 98 estão em algum nível ameaçadas de extinção (Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil, Parte I – Bencke et al., 2006). Esses dados já demonstram a importância desse bioma para a nossa avifauna e por isso o objetivo do workshop foi desenvolver uma estratégia específica da rede BirdLife Interntational para a conservação da Mata Atlântica nos 3 países onde ela ocorre.

A troca de experiências entre Guyra Paraguay, Aves Argentinas e SAVE Brasil foi bastante enriquecedora. O grupo ainda teve a possibilidade de conhecer a Reserva da Guyra Paraguay em San Raphael, um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica no país, e visitaram os agricultores de erva mate orgânica que participam do projeto da Guyra.

A meta agora é até novembro desse ano ter um documento: Plano de Ação Trinacional da BirdLife International para a Conservação da Mata Atlântica.IMG_9469_3