Parceria Projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo

O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), listado globalmente como Em Perigo de extinção (EN) e nacionalmente como Vulnerável (VU), foi extinto do Parque Nacional das Araucárias (Santa Catarina) devido principalmente à captura de animais para o comércio ilegal.

Papagaios poucos dias após a soltura

Com o objetivo de se devolver essa espécie ao parque, em 2010 o Instituto Espaço Silvestre iniciou o projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo, visando formar uma população viável da espécie a longo prazo.  Até o momento, 43 aves, vítimas do comércio ilegal já foram reabilitadas, soltas e monitoradas pelo projeto.

Em 2013, a SAVE Brasil iniciou uma parceria com o Instituto Espaço Silvestre.

Os papagaios do projeto passam por um processo de reabilitação física e comportamental, e um período de aclimatação na área de soltura, e depois de soltos são monitorados mensalmente através de radiotelemetria (enquanto as baterias duram), visualizações, vocalizações e registros dos cidadãos cientistas da comunidade local.

Também é desenvolvido um programa educacional local para atender escolas públicas, empresas, propriedades privadas e o público geral. Além disso, as mulheres da comunidade receberam materiais para a criação de artesanatos com os temas papagaios-de-peito-roxo e araucárias, e desenvolvem e vendem produtos, criando um valor econômico para os papagaios soltos. O projeto também gera e fornece informações científicas sobre a conservação da espécie para stakeholders, incluindo a comunidade local, o público geral, a comunidade científica e tomadores de decisões.

Principais resultados                

– 3 solturas de mais de 70 papagaios no Parque Nacional das Araucárias

– Desde a primeira soltura, muitos casais foram formados, um ninho foi encontrado, 9 filhotes foram visualizados e um foi resgatado depois de se perder de seus pais.

Responsável pelo Projeto

Instituto Espaço Silvestre

Apoiadores

Fundação Grupo Boticário, Panasonic, Refúgio das Aves, Taroii Investment Group , Zoological Society for the Conservation of Species and Populations, Fonds für bedrohte Papageien  and Strunden-Papageien-Stiftung.

Organizações parceiras

Prefeitura de Ponte Serrada, Prefeitura de Passos Maia, Celulose Irani S.A., Rádio 100.7 fm, Polícia Militar de Santa Catarina, Parque Nacional das Araucárias, ICMBio, IBAMA.