Serra do Urubu incluída no programa Forests of Hope da BirdLife International

Cabeça-encarnada (Pipra rubrocapilla) Foto: Ciro Albano

Cabeça-encarnada (Pipra rubrocapilla)
Foto: Ciro Albano

O Programa Florestas da Esperança (Forests of Hope) tem como objetivo a proteção das florestas tropicais, ambientes que abrigam uma grande riqueza de animais e plantas, em sua maioria endêmicos e ameaçados de extinção, e que são responsáveis pela manutenção de serviços ambientais vitais para assegurar o equilíbrio dos ecossistemas e a qualidade de vida no planeta.

A Serra do Urubu (Pernambuco) contem remanescentes florestais que estão entre os mais importantes em toda a Mata Atlântica. A maior parte da mata se concentra nas RPPNs Frei Caneca e Pedra D’Anta, que juntas protegem cerca de 1000 hectares de florestas. Além da conservação das florestas a SAVE Brasil em parceria com a organização local AMANE (Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste) finalizaram em 2012 a restauração de 35 hectares de áreas degradadas, onde foram plantadas 44 mil mudas de 91 espécies nativas da Mata Atlântica.

A Serra do Urubu abriga 10 espécies de aves globalmente ameaçadas de extinção e constitui um dos últimos refúgios para uma das aves mais raras do Brasil, o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi). Essa espécie foi identificada somente neste local e na ESEC Murici. Além desta espécie, existem também registros de outras 238 espécies de aves, bem como de 35 espécies de mamíferos, 23 de anfíbios, 130 de samambaias, 39 de bromélias e 66 de orquídeas. A região também abrange componentes físicos de grande relevância ambiental e social, como nascentes que fazem parte da Bacia do Rio Una, responsável pelo abastecimento d’água de grande parte da população local.

Clique aqui para download do profile completo (em inglês) sobre a Serra do Urubu para o Programa Forest of Hope da BirdLife International.

Entre na nova página do Forests of Hope no site da BirdLife International e conheça as outras Florestas da Esperança:

http://www.birdlife.org/worldwide/programme-additional-info/forests-hope