Observação de aves em Lídice – Rio Claro, RJ

Aconteceu no 15 de junho o 1º Partiu Passarinhar Lídice. Com o slogan “pense fora da gaiola”, 17 pessoas se WhatsApp Image 2019-06-15 at 16.54.54encontraram na RPPN Fim da Picada localizada no distrito de Lídice, Rio Claro – RJ para observar as aves.
Lídice está localizada no caminho de dois grandes polos de observação de aves reconhecidos internacionalmente: o Parque Nacional do Itatiaia e complexo Ubatuba-Paraty. A localização e características da paisagem fazem com que Lídice tenha uma rica diversidade de espécies de aves (mais de 300 espécies) a poucos quilômetros do centro do distrito.
Dentre os participantes da atividade, tivemos os Amigos da SAVE, observadores de aves/ guias de Angra dos Reis além de funcionários da secretaria de turismo de Rio Claro.
O dia foi bem produtivo e o clima contribuiu proporcionando um passeio de observação de aves bastante agradável e proveitosa. Após a caminhada foi oferecido pela PCH Braço, apoiadora do projeto, um café da manhã aos participantes e realizada a revisão da lista junto dos observadores.
Foram registradas 66 espécies de aves, em 2,64km de percurso durante 5hs. Utilizamos o aplicativo eBird e as informações coletadas irão fazer parte de um banco dados online que irá fornecer a cientistas, pesquisadores e naturalistas amadores do mundo inteiro dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves.
Podemos destacar as seguintes espécies observadas: picapauzinho-de-testa-pintada (Dryobates maculifrons), pica-pau-rei (Campephilus robustus), estalador (Corythopis delalandi) e tangarazinho (Ilicura militaris), que são atrativas até para observadores de aves mais experientes.

Tangarazinho (Ilicura militaris). Foto: Marco Silva

Tangarazinho (Ilicura militaris). Foto: Marco Silva

Eventos periódicos, públicos e gratuitos de observação de aves, como o Partiu Passarinhar Lídice, são atividades que engajam a comunidade local, ajudam a recrutar novos observadores de aves e divulgam o turismo da região além de contribuir com o conhecimento da avifauna por meio da ciência cidadã.

O desenvolvimento da observação de aves em Lídice é realização da The Nature Conservancy, com o apoio da PCH Braço, e execução da SAVE Brasil.