Observação de aves

A Observação de Aves como forma de Lazer e Melhoria na Qualidade de Vida

A observação de aves é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente.

Observação de aves na Amazônia

Observação de aves na Amazônia

Possibilita um contato direto com a natureza beneficiando o corpo e a mente, mas sem exigir um grande esforço físico do participante.

Como as aves ocorrem em praticamente todos os ambientes, podem ser observadas tanto em praças e jardins dentro das cidades como em áreas mais isoladas e preservadas, como as muitas Unidades de Conservação existentes no nosso país.  A atividade garante um aprendizado constante, de forma que quanto mais espécies um observador aprende a identificar, mais habilidoso e com um censo de percepção apurado ele ficará para novas observações. Assim, sempre há a possibilidade de observação de espécies ainda não conhecidas, raras ou de beleza única, tornando a atividade extremamente dinâmica e recompensadora. A observação de aves também é uma excelente oportunidade para interagir com outras pessoas, fazer novos amigos, intensificar relações interpessoais e compartilhar o conhecimento.

Os materiais necessários são simples, basta um bom binóculo (preferencialmente 8 x 40 ou 10 x 40 – aumento entre 8 e 10 vezes e diâmetro das lentes em torno de 40 mm). No Brasil, um binóculo de qualidade custa um pouco caro, mas se bem cuidado pode durar toda uma vida, de maneira que o investimento compensa. Muitos observadores brasileiros utilizam apenas máquinas fotográficas, registrando através de fotos todas as suas observações. Esse é um fenômeno recente que se desenvolveu junto com os novos lançamentos de diversos modelos de câmeras digitais. Muitos destes fotógrafos observadores publicam suas fotos no site WikiAves que conta com um registro de mais de 600 mil fotos postadas pelos 15.000 usuários do site.

Um importante marco para a observação de aves no Brasil foi a realização do primeiro Avistar Brasil (Encontro Brasileiro de Observação de Aves) em 2006. Este encontro propiciou a criação de diversos clubes de observação de aves e de novos roteiros para a atividade. Desde sua primeira edição, o evento cresceu muito e passou de cerca de 150 inscritos na primeira edição, para 780 inscritos em 2013. O evento é realizado no Parque Villa Lobos na capital paulista desde 2007 e cerca de 8 mil pessoas visitaram a feira na edição de 2013, sendo hoje a maior feira de Observação de Aves da América Latina. Desde o primeiro ano a SAVE Brasil  viabiliza institucionalmente a realização do evento.

Comece a observar aves você também e conheça melhor o meio que o cerca!