O projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo agora é realizado pelo Instituto Espaço Silvestre em conjunto com a SAVE Brasil

O projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo agora é realizado pelo Instituto Espaço Silvestre em conjunto com a SAVE Brasil

O projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no Parque Nacional das Araucárias (SC) agora é realizado pelo Instituto Espaço Silvestre em conjunto com a SAVE Brasil, que antes era apenas parceira do projeto.

Desde 2010, o Espaço Silvestre  vem desenvolvendo esse projeto e até o momento, 43 papagaios já foram soltos no Parque nos anos de 2011 e 2012. Todas as aves soltas são vítimas do tráfico de animais silvestres e passam por um rigoroso processo de reabilitação, que inclui exames clínicos e laboratoriais, além de treinamentos comportamentais que os preparam para a vida na natureza. Após um período de ambientação no parque, os papagaios são soltos e monitorados mensalmente pela equipe do projeto e por membros da comunidade.

A educação ambiental  também é parte das ações do projeto, que atende mais de 15 comunidades rurais no entorno do parque e diversos municípios no estado de Santa Catarina. O projeto de geração de trabalho e renda para a comunidade local segue o modelo de economia verde, gerando o desenvolvimento econômico, inclusão social e conservação de espécies ameaçadas. Conheça mais sobre o projeto assistindo o vídeo abaixo:

espaço silvestre_logo