Novas jacutingas chegam ao viveiro de reabilitação

Novas jacutingas chegam ao viveiro de reabilitação

Em fevereiro, o Projeto Jacutinga da SAVE Brasil recebeu novos integrantes no viveiro de reabilitação. O novo grupo de jacutingas, que chegou ao viveiro na Serra da Mantiqueira, já começou a ser observado e a receber os primeiros cuidados. As aves, nascidas em cativeiro no Centro de Conservação de Aves Silvestres (CCAS) da Companhia Energética de São Paulo (CESP), passarão por avaliações comportamentais, socialização, treinamentos alimentares, treinamento de voo e reconhecimento de predadores durante 3 meses. Após esse período, o grupo será transferido para um viveiro de ambientação na Serra do Mar, onde passarão 1 semana para climatização antes da soltura. O objetivo da soltura na área é de reforçar a população da espécie que está em declínio na região.

Para a soltura desse novo grupo, o Projeto Jacutinga vai se basear na experiência bem-sucedida da primeira reintrodução que realizou em junho de 2016 na Serra da Mantiqueira. Na época foram soltos 9 indivíduos, que receberam transmissores via satélite. Desde então elas são monitoradas através de busca em campo, por satélite através do sinal que emitem dos transmissores ou ainda com a participação da comunidade que reporta sempre que avista um indivíduo.

Jacutinga

Jacutingas reintroduzidas em cacho de palmito juçara e embaúba. Fotos : Fabiana Bacci e SAVE Brasil

A participação da comunidade é de extrema importância, e foi graças ao avistamento de um morador em dezembro de 2016 que foi possível registrar o deslocamento de uma fêmea a 6,8 km de distância da área da soltura.

Além disso, os indivíduos soltos já começaram a cumprir seu papel ecológico, pois os indivíduos já foram observados se alimentando de frutos da Mata Atlântica potencializando a dispersão de sementes na região.

Dentre todas as jacutingas reintroduzidas, o projeto contou com a perda de apenas 1 indivíduo por predação, mas que também cumpriu seu papel na cadeia.

Saiba mais e acompanhe semanalmente todas as Aventuras das Jacutingas na Mata Atlântica na página do Facebook da SAVE Brasil.