Nova soltura de jacutingas na Mata Atlântica

Nova soltura de jacutingas na Mata Atlântica

No mês de junho, mais dois casais de jacutinga (Aburria jacutinga) foram soltos pelo Projeto no estado de São Paulo. Dessa vez as solturas ocorreram na Serra do Mar.

As quatro jacutingas passaram por um período de 3 meses de reabilitação no viveiro do Projeto na Serra da Mantiqueira para garantir uma boa adaptação na natureza. Durante esse processo, as aves receberam treinamentos de alimentação, reconhecimento de predadores e voo, e tiveram seus comportamentos avaliados para se ter certeza que estavam aptas a serem soltas.

Desde a soltura, as jacutingas estão sendo monitoradas diariamente por busca ativa, transmissores de localização via satélite e monitoramento participativo pela comunidade para o acompanhamento de sua adaptação na natureza.

O objetivo do Projeto Jacutinga é melhorar o status de conservação dessa espécie ameaçada de extinção através da reintrodução e reforço populacional. Desde 2016 já foram soltos 09 indivíduos na Serra da Mantiqueira, que estão sendo monitorados diariamente.

Assista ao vídeo da soltura do primeiro casal na Serra do Mar:

O Projeto Jacutinga é patrocinado pela Petrobras.