Novas oportunidades para a conservação do Pampa no Rio Grande do Sul

No dia 21 de junho foi lançado oficialmente o Projeto para Conservação da Biodiversidade Aliada à Produção IMG_1144Agropecuária no Bioma Pampa, que é coordenado pela SAVE Brasil, financiado pelo Funbio, e com apoio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Sindicato Rural de Lavras do Sul/RS, entre outros.

Estiveram presentes o diretor da SAVE Brasil, Pedro Develey, o coordenador da Alianza del Pastizal no Brasil, Davi Teixeira, o Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o Ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, e os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, representantes do Sindicato Rural de Lavras do Sul e produtores membros da Alianza del Pastizal.

O projeto tem como objetivo fortalecer os produtores interessados em uma assistencia técnica para o monitoramento da avifauna nativa e migratoria nas propriedades.

Alianza del Pastizal foi criada para promover a conservação do Pampa e sua rica biodiversidade, uma iniciativa liderada pela BirdLife International em conjunto com seus representantes SAVE Brasil, Aves ArgentinasGuyra Paraguay e Aves Uruguay.  As ações têm por objetivo integrar o desenvolvimento do Pampa com a conservação da biodiversidade, por meio da promoção de técnicas de manejo favoráveis ao meio ambiente.

Caboclinho-de-chapeu-cinzento. Foto: Glayson Bencke

Caboclinho-de-chapeu-cinzento. Foto: Glayson Bencke