Nascem filhotes de jacutinga em instituições parceiras do Projeto

O Projeto Jacutinga tem uma excelente notícia. Os primeiros filhotes de jacutingas desta temporada reprodutiva nasceram em novembro no criadouro da Universidade Estadual do Norte Fluminense e no Parque das Aves, parceiros do Projeto.

O Projeto Jacutinga realizou a primeira soltura em junho de 2016 e até o momento foram 12 jacutingas soltas na Serra da Mantiqueira, 06 na Serra do Mar (SP), e 02 na REGUA (RJ) totalizando 20 indivíduos.

Todas as aves estão sendo monitoradas por transmissores via rádio, idas a campo e através da participação da comunidade local incentivando a prática de observação de aves.

O programa visa aumentar a população de jacutingas na Mata Atlântica e estabelecer um protocolo de reintrodução e monitoramento que poderá ser replicado em outros locais onde a espécie está localmente extinta.

O Projeto Jacutinga é realizado pela SAVE Brasil e patrocinado em SP pela Petrobras e no RJ pela Fundação Grupo Boticário.

 


Vídeos: Larissa Vazzoler e Caíque Soares, estagiários do criadouro da UENF e Flavio Soffiati, veterinário do criadouro da UENF.

O Projeto Jacutinga é realizado pela SAVE Brasil e patrocinado pela Petrobras em SP e pela Fundação Grupo Boticário no RJ.