Inauguração da Torre de Observação na RPPN Pedra d’Anta -Serra do Urubu (PE)

 

1

No dia 1º de setembro, foi inaugurada a primeira torre de observação de aves da Reserva Natural Pedra D’Anta, a RPPN da SAVE Brasil na Serra do Urubu (PE). A torre de observação encontra-se na trilha de visitação da Reserva e está a cerca de 12 metros de altura. A plataforma de observação tem aproximadamente 30m² e permite uma vista privilegiada da floresta.

DCIM161GOPRO

O evento também marcou o lançamento do primeiro Guia das Aves da Serra do Urubu. A torre e o guia visam facilitar e incentivar a atividade de observação de aves na Reserva como forma de aproximar as pessoas da natureza.

3

O Guia das Aves da Serra do Urubu apresenta imagens e informações biológicas básicas de 100 das 281 espécies de aves que ocorrem no fragmento florestal onde a Reserva Pedra D’Anta está inserida. As imagens que ilustram o guia foram gentilmente cedidas pelos Amigos da SAVE Brasil e por fotógrafos parceiros.

4

Cerca de 90 pessoas participaram do evento de inauguração, na sua maioria moradores de Lagoa dos Gatos (PE) – município onde a Reserva está localizada- incluindo representantes da sociedade civil organizada, comerciantes e lideranças locais, professores da rede municipal e a comunidade local em geral. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina, da Rota Turística 104 (da qual o município de Lagoa dos Gatos faz parte) e da Astur (Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco).

Representantes da Agência Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) também marcaram presença e somaram ao evento com jogos de educação ambiental. Destaca-se ainda a presença de Bennett Hennessey, coordenador do Programa Brasil da American Bird Conservancy, uma das organizações apoiadoras do Projeto Serra do Urubu e de outros projetos da SAVE Brasil.

5

Na ocasião, também foi lançada a 2ª Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres de Lagoa dos Gatos, que será relizada através da parceria entre a CPRH, a prefeitura da Lagoa dos Gatos e a SAVE Brasil no próximo dia 5 de outubro, quando é comemorado o Dia das Aves no Brasil.

O Projeto Serra do Urubu é possível graças ao apoio das organizações parceiras que acreditam no trabalho da SAVE Brasil. São elas: American Bird Conservancy, The Jeniam Foundation, Aage V. Jensen Charity Foundation, BirdLife International, Fundação SOS Mata Atlântica, Marshall-Reynolds Foundation, March Conservation Fund.

Além da versão impressa que será distribuída gratuitamente aos participantes das atividades educativas realizadas na Reserva, o guia também será dispobilizado para download no site da SAVE Brasil.

E aí, bora passarinhar na Serra do Urubu?!