IBA do Banhado dos Maçaricos (RS) foi decretada como Unidade de Conservação

IBA do Banhado dos Maçaricos (RS) foi decretada como Unidade de Conservação

A Área Importante para a Conservação das Aves do Brasil (IBA – Important Bird and Biodiversity Area) do Banhado dos Maçaricos (RS), foi decretada como uma Reserva Biológica Estadual, com 6.253 hectares. Dessa forma, o Rio Grande do Sul passa a contar com 23 Unidades de Conservação (UCs).

A área onde se localiza a nova reserva abriga um dos conjuntos de ecossistemas da planície costeira mais importantes para a conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul e por esse motivo foi identificada como uma das Áreas Importantes para a Conservação das Aves pela SAVE Brasil.

São encontradas nessa IBA  pelo menos 170 espécies de aves. Em sua grande maioria, são espécies aquáticas ou campestres, havendo poucos representantes florestais. Essa reserva permite preservar áreas que são insubstituíveis para uma população isolada do macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), além de ser também uma região importante para a reprodução do  migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). A região abriga ainda grande parte das populações locais do aves gavião-cinza (Circus cinereus), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana), na foto em destaque,  e do caminheiro-grande (Anthus nattereri).

O Programa Áreas Importantes para a Conservação das Aves (Important Bird and Biodiversity Area – IBA) visa identificar, monitorar e proteger uma rede de áreas críticas para as aves e a biodiversidade em geral. Faz parte da estratégia mundial da BirdLife International e cerca de 12.000 IBAs já foram identificadas até o momento em 200 países. No Brasil há 237 IBAs espalhadas pelo território nacional. Para consultar todas as áreas brasileiras, clique AQUI.