O bicudinho-do-brejo-paulista é apresentado à comunidade de Guararema-SP

O bicudinho-do-brejo-paulista é apresentado à comunidade de Guararema-SP

No dia 15 de setembro a equipe do Projeto Bicudinho-do-brejo-paulista participou da Eco Sexta em Guararema,  onde ministrou 3 palestras para apresentar a espécie para mais de 100 pessoas da comunidade. Uma das apresentações foi para os alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas, que se mostraram muito interessados pelo bicudinho e as questões ambientais. A maioria da população da cidade ainda desconhece a existência desse ilustre morador dos brejos da região, por isso a grande importância desse tipo de atividade.

bicudinho femea marcao

Bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola) fêmea. Foto: Marco Silva

No mesmo dia, começou em Guararema uma exposição fotográfica do bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) para que cada vez mais ele se torne um conhecido da comunidade. As belas imagens estão expostas na Ilha Grande, que é um importante ponto turístico do município. As palestras e a exposição foram tema de uma matéria do TV Diário na Rede Globo, na qual Karlla Barbosa, da SAVE Brasil deu uma entrevista falando sobre o Projeto.

Ainda em setembro, foi realizado em Guararema o 1º SAPETUS (Seminário de Áreas Protegidas e Turismo Sustentável), que contou com a presença da equipe do Projeto e com uma palestra do diretor executivo da SAVE Brasil, Pedro Develey. O evento foi uma oportunidade para apresentar o bicudinho-do-brejo-paulista para mais pessoas da região e promoveu uma importante interação entre organizações privadas, órgãos do governo e o terceiro setor, com a presença do prefeito de Guararema, Adriano Leite. Durante o Seminário também foi abordada a ideia da criação de uma unidade de conservação para que os brejos onde o bicudinho habita possam ser protegidos por lei.

Exposição fotográfica sobre o bicudinho-do-brejo-paulista na Ilha Grande em Guararema

Exposição fotográfica sobre o bicudinho-do-brejo-paulista na Ilha Grande em Guararema

Todas essas atividades fazem parte de um dos objetivos do projeto de conservação do bicudinho-do-brejo-paulista, que é disseminar o conhecimento sobre a espécie. A SAVE Brasil desenvolve esse projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Guararema e a ONG local Guaranature- Olhos da Natureza, financiado pela American Bird Conservancy e o Mohamed Bin Zayed Species onservation Fund.