Aves ameaçadas registradas durante levantamento nas propriedades membro da Alianza del Pastizal

Aves ameaçadas registradas durante levantamento nas propriedades membro da Alianza del Pastizal

A Alianza del Pastizal foi criada para promover a conservação do Pampa e sua rica biodiversidade, uma iniciativa liderada pela BirdLife International em conjunto com seus representantes SAVE Brasil, Aves ArgentinasGuyra Paraguay e Aves Uruguay.  As ações têm por objetivo integrar o desenvolvimento do Pampa com a conservação da biodiversidade, por meio da promoção de técnicas de manejo favoráveis ao meio ambiente.

Recentemente, o ornitólogo e pesquisador Glayson Bencke realizou o levantamento de aves nas propriedades rurais no Rio Grande do Sul que fazem parte do programa da Alianza del Pastizal.

No total foram encontradas seis espécies ameaçadas considerando os níveis estadual (RS), nacional e global:

Caboclinho-de-chapeu-cinzento. Foto: Glayson Bencke

Caboclinho-de-chapeu-cinzento. Foto: Glayson Bencke

águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus), arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris), papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta)corruíra-do-campo (Cistothorus platensis), caboclinho-de-chapéu-cinzento (Sporophila cinnamomea)caboclinho-branco (Sporophila pileata).

Durante as amostragens, chamou atenção a abundância de caboclinhos e corruíras-do-campo (Cistothorus platensis), sendo encontrados inclusive ninhos em construção do caboclinho-de-chapéu-cinzento (Sporophila cinnamomea). Também vale destacar o registro do papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta) e águias-chilenas (Geranoaetus melanoleucus), registradas pela primeira vez em propriedades da Alianza, além do maçarico-do-campo (Bartramia longicauda), migrante da América do Norte.

Tais dados comprovam o ótimo estado de conservação dos campos dessas propriedades e sua importância para conservação das aves.

Foto: Glayson Becke

Foto: Glayson Bencke

 

Saiba mais sobre a Alianza del Pastizal.