Educação e Disseminação

Nas florestas ou nas cidades, campos ou praias, continentes ou oceanos, as aves integram as mais diversas paisagens, sendo um dos grupos animais de mais fácil observação. Além disso, ultrapassam fronteiras políticas anualmente no fenômeno conhecido como migração.

Atividade de educação ambiental com jovens na Serra do Urubu, Pernambuco Foto: Leticia Almeida

Atividade de educação ambiental com jovens na Serra do Urubu, Pernambuco
Foto: Leticia Almeida

Nosso dia a dia é repleto de elementos inspirados no conhecimento sobre as aves. Elas estão presentes em todos os campos, das artes, moda e gastronomia, passando pela medicina e engenharia, até arquitetura, marketing e economia.

Devido a sua ampla presença, beleza e sonoridade, as aves encantam crianças e adultos e proporcionam uma rica experiência – visual, auditiva e sensorial – de contato com a vida e com a natureza.

As ações de educação e disseminação desenvolvidas pela SAVE Brasil tem por objetivo informar e despertar o interesse e a admiração do público pelas aves brasileiras e, por meio delas, sensibilizá-lo para a importância da conservação da nossa biodiversidade, motivando-o a agir de forma positiva em relação às questões ambientais.

Dentre os resultados já alcançados nessa linha de ação estão:

  • Criação do Centro de Educação para a Conservação na Serra do Urubu, Pernambuco, espaço comunitário voltado à realização de atividades educativas (indoor e outdoor) com o tema de meio ambiente e cidadania.
  • Desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental envolvendo mais de 3.000 pessoas de comunidades locais.
  • Mobilização de cerca de 10.000 pessoas de áreas rurais e centros urbanos em eventos de disseminação.
  • Co-organização do Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar, realizado todos os anos no Parque Villa-Lobos em São Paulo e visitado por cerca de 15.000 pessoas.
  • Matérias publicadas em jornais, revistas, websites, programas de televisão e rádio de todo o país e no exterior.
  • Elaboração de guias de aves, cartilhas educativas e publicações sobre biodiversidade e conservação.