Edson Ribeiro, o guardião do gravatazeiro em Boa Nova-BA

O ornitólogo Edson Ribeiro Luiz trabalhou na SAVE Brasil por 12 anos se dedicando à conservação do gravatazeiroEdson2 (Rhopornis ardesiacus) e das matas de Boa Nova, na Bahia. Originalmente de Araçuaí, Minas Gerais, hoje Edson é também oficialmente um cidadão Boanovense, já que em 2009 recebeu o título de Cidadão de Boa Nova.
Em sua justificativa pela nomeação, o vereador Isailson Sande Ferreira Pereira destacou os grandes serviços prestados por Edson ao município, e afirmou ainda que todos estes trabalhos realizados pelo ornitólogo e pela SAVE Brasil mudaram radicalmente a percepção dos moradores de Boa Nova a respeito de suas riquezas naturais.

No município de Boa Nova, a SAVE Brasil organizou um grande esforço de mobilização em torno da proteção do gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus),  e obteve vários resultados, destacando-se a adoção da espécie como mascote pela comunidade local e à criação de um Parque Nacional e um Refúgio de Vida Silvestre totalizando cerca de 27,000 hectares de áreas protegidas.

Boa Nova abriga 450 das 830 espécies de aves encontradas na Bahia. A SAVE Brasil atua no local desde 2003, e desde então vem realizando um forte trabalho de educação ambiental e engajamento comunitário, culminando com inúmeros resultados práticos de conservação, como a criação de um Parque Nacional e um Refúgio de Vida Silvestre.

Saiba mais: