Desenvolvimento Sustentável

A atuação da SAVE Brasil em desenvolvimento sustentável tem como foco orientar o desenvolvimento de melhores práticas produtivas visando promover o uso e gestão adequados dos ambientes naturais e de seus recursos.

O trabalho tem como base o conhecimento em aves como indicadores biológicos de qualidade ambiental.

Crejoá (Cotinga maculata) Foto: Ciro Albano

Crejoá (Cotinga maculata)
Foto: Ciro Albano

As aves são excelentes indicadores da qualidade de nosso ambiente, funcionando como detectores de mudanças na saúde e condições do ecossistema. Através da avifauna observada em um determinado local é possível conhecer suas características, seu estado de conservação e a qualidade dos serviços ambientais prestados.

Com uma equipe formada por especialistas em aves e ecologia e uma ampla rede de consultores altamente capacitados, a SAVE Brasil possui um largo conhecimento no desenvolvimento e análise de indicadores biológicos.

Através de estudos de levantamento e monitoramento de aves, é possível avaliar os impactos de atividades econômicas sobre os ambientes naturais e seus recursos e assim propor ações de melhoria que integrem a conservação das áreas e de sua biodiversidade com o desenvolvimento social e econômico sustentável.

Aves como indicadores biológicos: aplicações

A partir do conhecimento em aves, a SAVE Brasil atua também na promoção de melhorias no âmbito social, através do desenvolvimento de alternativas econômicas ambientalmente adequadas e instrumentos de boa governança que contribuam para a qualidade de vida e empoderamento das populações locais. Esse trabalho é realizado em parceria com organizações experientes na área socioambiental e inclui a assessoria e capacitação em agricultura de base ecológica, artesanato e cooperativismo.