Crianças participam do plantio de mudas na Serra do Urubu-PE

Crianças participam do plantio de mudas na Serra do Urubu-PE

Em 2004, a SAVE Brasil adquiriu uma propriedade com 360 hectares de Mata Atlântica no nordeste brasileiro, a Fazenda Pedra D’Anta que posteriormente foi transformada em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). A proposta foi proteger a Serra do Urubu, uma área extremamente ameaçada com uma vegetação que estava desaparecendo. O Complexo Florestal da Serra do Urubu é um dos maiores remanescentes de floresta montana no estado de Pernambuco e fica localizado no Centro de Endemismo Pernambuco, uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo e que abriga 14 espécies de aves globalmente ameaçadas.

IMG_20160616_085618514_editadaCom o objetivo de proteger e manter a reserva, uma equipe da SAVE Brasil fica alocada na cidade mais próxima (Lagoa dos Gatos) e na própria Reserva, onde são realizadas atividades de educação ambiental com as crianças e adolescentes das escolas da região. Nessas visitas, as crianças plantam mudas de árvores nativas e percorrem as trilhas, guiadas pela coordenadora de campo e pelo guarda-parque da Reserva, que compartilham conhecimentos sobre a mata e suas espécies. Muitos deles nunca tiveram a oportunidade conhecer a floresta. Nas atividades é possível ver a alegria estampada nos rostos das crianças e adolescentes. Após as atividades, alguns dos participantes fazem depoimentos amáveis sobre o dia que vivenciaram:

– Joel, um garoto de 10 anos ficou feliz de participar e apesar de cansado depois da caminhada na trilha observa: “Aqui não é tão quente!”

– Os alunos de uma turma com idades entre 11 e 15 anos que participaram das atividades na reserva sentem-se felizes por caminhar nas trilhas, sendo que um deles comentou: “Eu prefiro vir pra cá do que ir andar no shopping.”

– A mãe de um aluno também teve a oportunidade de participar e comentou: “É gostoso respirar aqui!”.

No total, apenas em 2016, foram plantadas 103 mudas por 79 crianças e adolescentes em 4 atividades educativas. Esse trabalho não para e os alunos sempre serão bem recebidos pela equipe de campo da SAVE Brasil na RPPN Pedra D´Anta.

Mais informações sobre a reserva estão disponíveis no site: http://www.serradourubu.org.br/