Big Day Brasil 2016

rolinha big day 2016O Big Day é um evento criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (Cornell Lab of Ornithology) que começou em 2015 e é realizado no mês de maio de cada ano. A ideia é observar o maior número de espécies de aves em 24h, fazer as listas das espécies observadas e postar na plataforma eBird. Pessoas do mundo todo participam do evento, e todas as espécies contam, desde a mais rara a mais comum e por isso é possível participar de qualquer lugar, seja de uma Unidade de Conservação ou do quintal de sua casa.

Devido à primavera ser a melhor época do ano para observar aves no Brasil, a SAVE Brasil, o Avistar, o Observatório de Aves do Instituto Butantan e o Cornell Lab criaram um segundo evento anual, o Big Day Brasil, que em 2016 foi realizado em 22 de outubro. Nessa data, observadores de aves e ornitólogos de todas as regiões do país reservaram a data para observar e contar as aves brasileiras.

O resultado desse segundo Big Day Brasil foi um sucesso! Tivemos participantes em quase todos os estados brasileiros. No total foram 284 equipes que postaram 733 listas de aves no eBird, contabilizando 1.075 espécies de aves registradas em um único dia.

O estado com maior número de espécies registradas foi São Paulo, com 519 espécies inseridas em 254 listas, seguido por Minas Gerais (421 espécies e 50 listas) e Espirito Santo (359 espécies e 47 listas).

A SAVE Brasil teve uma participação significativa no evento. Tivemos equipes em vários estados: Rio Grande dBig Day Brasil 2016o Sul,
São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal. No total, nossas equipes observaram 278 espécies de aves registradas distribuídas em 18 listas inseridas no eBird.

Se você não teve a oportunidade de participar dessa vez, programe-se para o próximo ano, e não se esqueça: a observação de aves pode ser praticada todos os dias em qualquer lugar, então observe, identifique, registre, conte e compartilhe com seus amigos suas listas no eBird!