Atualização Lista Vermelha BirdLife/IUCN 2018

A atualização de 2018 da Lista Vermelha de espécies de aves globalmente ameaçadas de extinção (IUCN Red List of Threatened Species), realizada pela BirdLife International e a IUCN, trouxe algumas notícias boas e ruins para o Brasil.
O número de espécies ameaçadas no país subiu de 173 para 174, sendo que 2 entraram para lista: o rabo-branco-do-tapajós (Phaethornis aethopygus – Vulnerável/VU), e o tapaculo-de-brasília (Scytalopus novacapitalis – Em Perigo/EN). O status do inhambu-carapé (Taoniscus nanus também piorou, passando de VU para EN.
Por um outro lado, o capacetinho-do-oco-do-pau (Microspingus cinereus) saiu da lista, sendo agora considerado Quase Ameaçado (NT), e o pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni) apresentou uma melhora, passando de EN para VU!
Aquelas 5 espécies que ficaram em evidencia na mídia em setembro graças ao artigo publicado pela BirdLife, entre elas a ararinha-azul, ainda não tiveram seus status atualizados na lista, pois o estudo foi publicado após o fechamento dos fóruns de discussão. Dessa forma, entrarão somente na revisão de 2019.

Acesse a lista completa das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.