Atividades de educação Projeto Jacutinga

Atividades de educação Projeto Jacutinga

Nos últimos meses, o Projeto Jacutinga vem realizando diversas capacitações para professores de escolas municipais e estaduais de Paraibuna,
1Caraguatatuba, Natividade da Serra e São Francisco Xavier – SP. Essas formações são baseadas no Guia de Práticas e Saberes com a Natureza, que prioriza 4 temas principais: Mata Atlântica, Biodiversidade, Ecossistema e Água, com ênfase na Jacutinga.

As capacitações e subsequentes atividades com as escolas fazem parte das atividades de educação para conservação do Projeto. O Guia é uma  ferramenta para que os professores possam inspirar seus alunos a entender na prática a importância da conservação dos recursos naturais. Espera-se que o restabelecimento do contato com a natureza sirva como motivação para a formação de defensores da jacutinga e da Mata Atlântica. As principais estratégias utilizadas no guia são: atividades lúdicas, jogos e dinâmicas, trazendo mais prazer ao aprendizado e permitindo a construção coletiva do conhecimento.

3Como resultado, as escolas vêm apresentando uma grande variedade de atividades desenvolvidas com os estudantes, que vão desde pinturas e colagens, até peças teatrais e apresentações de dança. As turmas vêm demonstrando uma enorme criatividade no desenvolvimento dos trabalhos.

Veja aqui alguns exemplos dos alunos das Escolas Municipais Bairro do Cedro e Bairro do Alegre em Paraibuna, e Bernardo Ferreira Louzada, de Caraguatatuba!

 

4