Ararinha na Natureza

 

 

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é um dos animais mais ameaçados do planeta e, embora tenha sido sempre considerada rara, devido ao histórico de destruição de seu habitat e a intensa captura para o comércio ilegal, a espécie tornou-se símbolo mundial da importância de preservação da biodiversidade.

Ararinha-azul Foto: Pedro Develey

Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)
Foto: Pedro Develey

O Projeto Ararinha na Natureza é um esforço coletivo que pretende devolver à Caatinga brasileira a ararinha-azul, que foi declarada extinta na natureza após o desaparecimento do último macho da espécie no ano 2000.

O Projeto visa à implementação de algumas ações do Plano de Ação Nacional para a conservação da espécie, e atua em diferentes linhas temáticas como Políticas Públicas, Pesquisa Científica e Educação Ambiental, com o intuito de conservar a caatinga, hábitat da ararinha. O objetivo é criar as condições necessárias para proteger o hábitat natural da ave para que ela possa voltar à natureza.

Desde 2012, o Projeto Ararinha na Natureza está presente em Curaçá, na Bahia,onde estabeleceu uma sede para o desenvolvimento e acompanhamento das atividades relacionadas ao Projeto realizadas na região.

Principais objetivos

Hábitat natural da ararinha-azul na Caatinga em Curaçá/Bahia Foto: Edson Ribeiro Luiz

Hábitat natural da ararinha-azul na Caatinga em Curaçá/Bahia
Foto: Edson Ribeiro Luiz

    •  Implementação de medidas de mitigação dos impactos por empreendimentos desenvolvidos na área onde será realizada a reintrodução da espécie.
    • Realização de análise de DNA em toda a população de cativeiro.
    • Identificação e análise das áreas de ocorrência histórica da ararinha-azul como potenciais sítios para reintrodução e buscar possíveis populações desconhecidas na natureza.
    • Realização de estudos e articulação para a criação de Unidades de Conservação públicas e privadas na área original de ocorrência da espécie.
    • Capacitação de agentes de fiscalização de forma integrada com as ações da comunidade local.
    • Desenvolvimento de programa de sensibilização e educação ambiental junto ao público local (região de Curaçá, Bahia) tendo a ararinha-azul como espécie bandeira.

O Projeto Ararinha na Natureza é uma parceria entre o ICMBio, a Vale e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, como a SAVE Brasil, e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), além de mantenedores da ararinha-azul dentro e fora do país, que trabalham para viabilizar a reprodução da espécie: a Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), na Alemanha; a Al-Wabra Wildlife Preservation, no Catar; os criadouros Fazenda Cachoeira, Nest e a Fundação Lymington, no Brasil.

escola_ararinha

Atividade de educação ambiental na Escola Municipal Ararinha-azul em Curaçá/Bahia