Alianza del Pastizal firma acordo para venda de carne certificada

Alianza del Pastizal firma acordo para venda de carne certificada

A Alianza del Pastizal firmou um acordo com a Marfrig, um dos maiores processadores de carne do mundo, para a venda de cortes certificados. Essa iniciativa faz parte do programa Carnes del Pastizal, que propõe utilizar um selo na carne cujo processo de produção contribui para a conservação dos campos nativos e sua biodiversidade .

Com essa parceria, o consumidor poderá identificar através desse selo as carnes provenientes de propriedades que conservam pelo menos 50% das áreas de campos nativos em seu terreno.

Um grupo de 100 produtores membros da Alianza del Pastizal fornecerá bovinos para a indústria no início do projeto. Apesar de representarem somente 5% dos produtores que fornecem animais, a Marfrig acredita que 90% dos atuais fornecedores poderão se enquadrar nas especificações da certificação do selo Carnes del Pastizal.

Em abril desse ano, houve o 1º remate de gado certificado da Alianza del Pastizal, realizado com sucesso em Lavras do Sul – RS. Na ocasião o valor do quilo vivo médio ficou 15% acima dos melhores preços das praças locais. Foram vendidas pouco mais de mil vacas e cem ovelhas criadas em 40 estabelecimentos.

Apesar de ser uma novidade no Brasil, na Argentina a carne certificada pela Alianza del Pastizal já está sendo exportada com sucesso.

A Alianza del Pastizal é uma iniciativa liderada pela BirdLife International, cujas  ações têm por objetivo integrar o desenvolvimento do Pampa com a conservação da biodiversidade, por meio da promoção de técnicas de manejo favoráveis ao meio ambiente.